Pensando com as mãos
Foto: Gustavo de Souza Neto

REFLEXÕES SOBRE ACESSIBILIDADE EM MUSEUS É PROPOSTA DE AÇÃO EDUCATIVA DA CASA DO BAILE

A Prefeitura de Belo Horizonte, por meio da Secretaria Municipal de Cultura e da Fundação Municipal de Cultura, o Instituto Periférico e a Casa do Baile - Centro de Referência de Arquitetura, Urbanismo e Design realizaram, em 7 de maio, a ação educativa “Arquitetura dos Sentidos - Pensando com as Mãos”. A proposta foi elaborada em parceria com a marcenaria Oficina.cc e possibilitou reflexões sobre os sentidos e a acessibilidade dentro e fora de unidades museais. 

Pensando com as mãos

Educadores do Museu de Arte da Pampulha, da Casa do Baile e do Museu Casa Kubitschek acompanharam convidados, pesquisadores e parceiros com deficiência, além de arquitetos e designers que se interessam pela temática da acessibilidade e da educação em espaços museais em uma visita à marcenaria. A ação permitiu aos participantes experimentarem o espaço, os materiais e o fazer manual a partir da perspectiva de uma pessoa cega, ampliando a compreensão das inúmeras percepções dos sentidos e o poder do tato para a experiência cotidiana - seja ela de uma pessoa cega ou do marceneiro. Ao fim da visita, experimentaram coletivamente os dispositivos pedagógicos táteis que estão sendo desenvolvidos para a Casa do Baile, uma maquete referente ao espaço, que evidencia suas características arquitetônicas, e uma prancha tátil com o relevo do padrão dos azulejos que revestem parte da Casa.

Pensando com as mãos

A atividade compôs a programação voltada para acessibilidade em unidades museais promovida pelo Pampulha Território Museus e está vinculada ao tema da Semana Nacional de Museus em 2022, “O Poder dos Museus”.