Vista aérea da região da Pampulha com destaque a Casa do Baile
Foto: Fred Tonucci

UNIDADES MUSEAIS DA PAMPULHA ELEGEM ACESSIBILIDADE COMO TEMA PARA SEMANA NACIONAL DE MUSEUS

O Museu de Arte da Pampulha, a Casa do Baile - Centro de Referência de Arquitetura, Urbanismo e Design e o Museu Casa Kubitschek participarão da Semana Nacional de Museus com o conjunto de atividades gratuitas “Reflexões sobre acessibilidade”. A programação semanal, realizada em equipamentos museais de todo o país entre 16 e 22 de maio, está em sua 20a edição e traz “O poder dos museus” como tema para 2022.

A ação “Reflexões sobre acessibilidade” faz parte do projeto Pampulha Território Museus e é composta por três atividades promovidas de 18 a 25 de maio. A primeira é a apresentação de faixas de audiodescrição, que descrevem a arquitetura, o paisagismo e as artes integradas das três unidades museais geridas pela Fundação Municipal de Cultura na Pampulha. As faixas são um recurso de acessibilidade permanente para pessoas cegas ou com baixa visão e que podem ser utilizadas pelo público em geral em experiências de mediação sensorial.

No Museu Casa Kubitschek, a atividade será no dia 18, quarta-feira, das 10h às 15h. Para esta unidade museal, as inscrições devem ser realizadas pelo e-mail educativos.ck@pbh.gov.br. Na Casa do Baile, as faixas de audiodescrição serão apresentadas e experimentadas entre 18 e 20 de maio, das 10h às 15h. Nos mesmos dias e horários, será realizada no espaço a segunda atividade, a disponibilização de uma maquete referente ao espaço, que evidencia suas características arquitetônicas, e uma prancha tátil com o relevo do padrão dos azulejos que revestem parte da Casa, em uma experiência sensorial. As vagas são limitadas e as inscrições devem ser feitas pelo e-mail cb.fmc@pbh.gov.br. No dia 21, é a vez do Museu de Arte da Pampulha promover as visitas mediadas com faixas de audiodescrição, entre 9h e 11h, também com agendamento. O e-mail para inscrições é map.educativo@pbh.gov.br.

Após a programação que integra a Semana Nacional de Museus, as faixas de audiodescrição estarão disponíveis para o público durante o horário de funcionamento dos museus e no canal  da Fundação Municipal de Cultura no YouTube. A maquete e a prancha tátil da Casa do Baile também estarão disponíveis, nesse espaço, durante todo o seu funcionamento.

Já de 23 a 25 de maio, será realizado o minicurso on-line "Reflexões sobre acessibilidade", voltado para educadores e profissionais de museus, agentes culturais, pesquisadores e demais interessados nas discussões e na intersecção do tema de acessibilidade em museus, centros culturais e na educação. O minicurso será transmitido pelo Zoom e propõe um aprofundamento no processo das unidades museais da Pampulha em relação a ações que promovem a acessibilidade, a inclusão e a diversidade. Haverá intérprete de Libras durante toda a programação,

A programação do minicurso apresenta discussões a respeito das ações de acessibilidade cultural e mediação sensorial que os educativos da Casa do Baile, do Museu de Arte da Pampulha e do Museu Casa Kubitschek vêm pesquisando e experimentando ao longo dos últimos dez anos e que se reconfiguram a partir de 2022.

Entre os convidados das mesas de discussão, estarão presentes os parceiros na execução dos materiais acessíveis táteis, audiodescrição e vídeo em Libras, como Bell Machado, Bete Sá, Lais Drummond, Nayara Zagnoli e Daniel Hertel. Também participarão da atividade integrantes da equipe educativa dos museus e a mediação das mesas é de María Eugenia Salcedo.

As inscrições para o minicurso são gratuitas e podem ser feitas pela plataforma Sympla, AQUI , até 25/5.