Divulgação
Divulgação

LABORATÓRIO DE DESIGN INTEGRA PROGRAMAÇÃO DO PAMPULHA TERRITÓRIO MUSEUS

A Prefeitura de Belo Horizonte, por meio da Secretaria Municipal de Cultura e da Fundação Municipal de Cultura, e o Instituto Periférico lançam a mostra Lab Design. A exposição é uma ação que integra a programação do Pampulha Território Museus e reúne o trabalho de  8 designers e 2 coletivos, que desenvolveram protótipos de produtos de design que tecem as relações entre a Pampulha e a cidade. Os produtos foram criados a partir do Laboratório de Design, coordenado pelo  artista visual Flávio Vignoli, e remetem à pluralidade e diversidade do território, ao Conjunto Moderno da Pampulha e aos 3 museus municipais públicos da região -  Museu de Arte da Pampulha, Casa do Baile – Centro de Referência de Arquitetura, Urbanismo e Design e Museu Casa Kubitschek. Os protótipos ficarão em exposição para o público no Centro de Referência Turística Álvaro Hardy, a partir do dia 27 de outubro, sempre de quarta-feira a domingo, das 11h às 18h, de forma gratuita. Mais informações em www.pampulhaterritoriomuseus.com.br.  

 

Os designers Camila Lacerda, Gabriela Silva, Isabela Vecci, Herculano Ferreira, Rafael Quick, Ricardo Portilho, Virginia Barros, Thais Mor e os coletivos 62 pontos e Estúdio Veste trabalharam de forma autoral, colaborativa e experimental a partir de texturas, formas, cores, movimentos e sentidos despertados pelo território da Pampulha. 

 

O coordenador do laboratório Flávio Mignoli destaca ser "muito importante esta oportunidade dos designers e coletivos de Belo Horizonte participarem, junto com o Pampulha Território Museus, da construção permanente desse imaginário simbólico que é o Território Pampulha, utilizando as diversas estratégias do design para um melhor aproveitamento de suas possibilidades sociais, culturais, políticas e econômicas".   

Diretora de Museus da Fundação Municipal de Cultura, Janaína Melo ressalta que “a Mostra LAB Design apresenta à cidade o resultado de um processo coletivo, em formato de laboratório, realizado a partir de uma imersão e inspiração na Pampulha. Os protótipos mostram a pluralidade e diversidade dos designers envolvidos, de suas pesquisas, interesses, materiais, dispositivos. O Conjunto Moderno da Pampulha é uma ‘obra de arte total’, cenário de influências e confluências diversas. O LAB Design reforça ainda uma das vocações deste ‘território museal’, que é discutir e promover a arquitetura e o design". 

A mostra Lab Design funciona respeitando todos os protocolos de combate à COVID-19 vigentes em Belo Horizonte. 

 

SOBRE O PAMPULHA TERRITÓRIO MUSEUS

O Museu de Arte da Pampulha – MAP e a Casa do Baile - Centro de Referência de Arquitetura, Urbanismo e Design são reconhecidos pela UNESCO como Patrimônio Cultural da Humanidade, e o Museu Casa Kubitschek é um importante ícone da arquitetura residencial modernista. Os três são unidades museais presentes na paisagem cultural do Conjunto Moderno da Pampulha. Ao reconhecer sua importância e representatividade para Belo Horizonte, o “Pampulha Território Museus”, lançado em dezembro de 2020, busca promover cada um desses espaços, valorizando suas vocações museológicas e sua relação com a cidade. Por meio da parceria entre a Fundação Municipal de Cultura e a OSC Instituto Periférico, selecionada por meio de edital, os museus recebem uma programação cultural inovadora, com exposições, atividades culturais e educativas, estimulando a participação ativa dos cidadãos.