Foto: Lucas Menezes
Foto: Lucas Menezes

PAMPULHA TERRITÓRIO MUSEUS DISCUTE O ELEMENTO ARQUITETÔNICO COBOGÓ NO TERCEIRO VÍDEO DA SÉRIE "ARQUITETURA E ILUSTRAÇÃO"

 

A Prefeitura de Belo Horizonte, por meio da Secretaria Municipal de Cultura e da Fundação Municipal de Cultura, e o Instituto Periférico apresentam o terceiro vídeo da série "Arquitetura e Ilustração", na programação do Pampulha Território Museus. Dessa vez a atividade aborda o item arquitetônico cobogó, painel feito a partir da combinação de módulos que podem ser de diferentes materiais e que está presente na arquitetura do Museu Casa Kubitschek. Convidamos a artista, quadrinista e zineira Aline Lemos para falar sobre o elemento e mostrar o passo a passo do desenho de um módulo, feito a partir da técnica do stencil. A gravação foi realizada em alinhamento com os protocolos de combate à Covid-19 vigentes em Belo Horizonte e o vídeo será publicado no dia 29 de junho, às 10h, no site www.pampulhaterritoriomuseus.com.br.

 

A série "Arquitetura e Ilustração" apresenta os elementos arquitetônicos do Museu Casa Kubitschek por meio de desenhos narrados.  A cada episódio, um ilustrador/arquiteto é convidado a desenhar e discutir as principais características de um elemento, na busca de estabelecer diálogos com a cidade, estimulando o público a desenvolver um olhar atento e investigativo sobre o espaço urbano. 

 

ALINE LEMOS

Aline Lemos produz quadrinhos e publicações independentes desde 2014. É autora de FOGO FATO (2020) e Artistas Brasileiras (2018), que recebeu um troféu HQMix. Seu próximo livro, "Fessora!", será lançado em julho de 2021.

MUSEU CASA KUBITSCHEK

O Museu Casa Kubitschek (MCK) integra o Conjunto Moderno da Pampulha e tem como sede a casa modernista construída para ser residência de fim de semana do então prefeito Juscelino Kubitschek (1940-1945). Marco da arquitetura moderna dos anos 1940, a casa projetada por Oscar Niemeyer é cercada por exuberante jardim planejado pelo paisagista Roberto Burle Marx, em terreno de aproximadamente 3 mil metros quadrados. O museu foi inaugurado em 2013, com o objetivo de oferecer ao público experiências reflexivas e sensíveis no campo do paisagismo, da arquitetura residencial, dos modos de morar e da história da Pampulha, por meio da realização das ações de aquisição, conservação, investigação e difusão de acervos referenciados no movimento modernista e na ocupação da região da Pampulha.

 

SOBRE O PAMPULHA TERRITÓRIO MUSEUS

O Museu de Arte da Pampulha – MAP e a Casa do Baile são reconhecidos pela Unesco como Patrimônio Cultural da Humanidade, e o Museu Casa Kubitschek é um importante ícone da arquitetura residencial modernista. Os três são unidades museais presentes na paisagem cultural do Conjunto Moderno da Pampulha. Ao reconhecer sua importância e representatividade para Belo Horizonte, o “Pampulha Território Museus”, lançado em dezembro de 2020, busca promover cada um desses espaços, valorizando suas vocações museológicas e sua relação com a cidade. Por meio da parceria entre a Fundação Municipal de Cultura e a OSC Instituto Periférico, selecionada por meio de edital, os museus recebem uma programação cultural inovadora, com exposições, atividades culturais e educativas, estimulando a participação ativa dos cidadãos.  Até dezembro de 2021, a iniciativa realizará 3 exposições, 20 atividades culturais, 48 atividades educativas, 10 projetos de design e 3 publicações.