Divulgação
Divulgação

PBH LANÇA "TERRITÓRIO EDUCATIVO: UM CONVITE PARA A CRIAÇÃO DE CARTOGRAFIAS, TRAJETOS E SABERES NA PAMPULHA", PUBLICAÇÃO DO PAMPULHA TERRITÓRIO MUSEUS

A Prefeitura de Belo Horizonte, por meio da Secretaria Municipal de Cultura e da Fundação Municipal de Cultura, e o Instituto Periférico lançam a publicação digital “Território educativo: um convite para a  criação de cartografias, trajetos e saberes na Pampulha”. Criado a partir dos pensamentos e das práticas de educação experimentados pelo Museu de Arte da Pampulha, pelo Museu Casa Kubitschek e pela Casa do Baile - Centro de Referência de Arquitetura, Urbanismo e Design, o material pretende ativar as reflexões e os sentidos presentes na pluralidade da Pampulha. A publicação foi desenvolvida pelas autoras Maria Eugênia Salcedo e Valquíria Prates, com projeto gráfico do designer Chris Vinti em diálogo com os educadores e gestores dos museus públicos municipais da Pampulha.  Para fazer o download da versão digital do material, basta clicar AQUI

 

A secretária Municipal de Cultura e presidenta interina da Fundação Municipal de Cultura, Fabíola Moulin, ressalta a importância da publicação: "As ações de arte-educação são uma das mais importantes funções de um museu, responsável por oferecer experiências transformadoras que envolvem informação, sensibilidade, o despertar de um olhar crítico e de uma postura atuante e cidadã. Nesta publicação vemos o resultado de um cuidadoso processo de pesquisa, proporcionado pela arte-educação dos três museus, sobre a região da Pampulha e as multiplicidades de apropriações que ali acontecem, a partir dos diferentes sentidos e significados dados pela população àquele território.” 

 

O material educativo é composto por um caderno de campo, cartas de mediação e um mapa e reúne informações, imagens e provocações aplicáveis em áreas e temas abrangentes, o que permitirá ao usuário, sejam eles professores, educadores museais ou qualquer cidadão interessado, a  usufruir o Território Pampulha de forma lúdica e consistente. 

 

"Pensar em atividades formativas na Pampulha é compreender que este território possui muitas camadas objetivas e subjetivas, acionadas pelas experiências particulares das pessoas que por ali habitam ou passeiam. Esse material acolhe e aceita, portanto, interferências e interpretações", destaca Gabriela Santoro, diretora-presidente do Instituto Periférico.

 

O lançamento digital da publicação “Território educativo: um convite para a  criação de cartografias, trajetos e saberes na Pampulha” integra a programação do Pampulha Território Museus.

 

CONHEÇA AS AUTORAS

Valquiria Prates  é pesquisadora de mediação cultural, processos colaborativos em artes e livros de artista para crianças. Fundadora da Agência de Viagens Espaciais (AVE), plataforma móvel de investigação que atua na criação de laboratórios,  bibliotecas e exposições com pessoas de todas as idades.

 

Maria Eugênia Salcedo é educadora, curadora e investigadora. Destaca-se na sua trajetória profissional seu trabalho no Instituto Inhotim onde fez parte da equipe que concebeu os conceitos, a estrutura e os projetos pelos quais o Inhotim virou referência nas áreas de arte, educação e meio ambiente. 

 

O Pampulha Território Museus é uma realização da Prefeitura de Belo Horizonte, por meio da Secretaria Municipal de Cultura e da Fundação Municipal de Cultura, em parceria com o Instituto Periférico.