Reflexo da Casa do Baile no encantador cenário da Pampulha. Foto: Ricardo Laf / Acervo PBH
Reflexo da Casa do Baile no encantador cenário da Pampulha. Foto: Ricardo Laf / Acervo PBH

Prefeitura de Belo Horizonte lança o "Pampulha Território Museus"

Iniciativa vai promover atividades culturais e educativas nos museus municipais da orla da Lagoa da Pampulha ao longo de 12 meses. Programação de lançamento conta com exposições, oficinas, projeções e encontros temáticos

 
A Prefeitura de Belo Horizonte, por meio da Secretaria Municipal de Cultura e da Fundação Municipal de Cultura, e o Instituto Periférico lançam no dia 9 de dezembro, quarta-feira, às 11h, o “Pampulha Território Museus”. A iniciativa se estenderá até dezembro de 2021 e vai integrar as três unidades museais presentes na orla da Lagoa da Pampulha e seu território: o Museu de Arte da Pampulha – MAP e a Casa do Baile, reconhecidos pela Unesco como Patrimônio Cultural da Humanidade, e o Museu Casa Kubitschek. Na programação de lançamento, atrações como oficinas, contação de histórias, projeções urbanas, encontros temáticos e as exposições “Marcel Gautherot – registros modernos da invenção da Pampulha: depois e além” e "Gráfico Grafia". Toda a programação é gratuita e pode ser conferida no hotsite www.pampulhaterritoriomuseus.com.br. Agendamentos para as atividades deverão ser feitos pelo http://pbh.gov.br/reaberturamuseus/.
O “Pampulha Território Museus” trará em sua agenda uma série de atividades voltadas para a valorização da arte, do design, da arquitetura, do urbanismo e do paisagismo. Ao longo dos 12 meses do projeto, serão realizadas 3 exposições, 20 atividades culturais, 48 atividades educativas, 10 projetos de design e 3 publicações. Fabíola Moulin, Secretária de Cultura, ressalta a importância dessa parceria para as políticas públicas de cultura em Belo Horizonte: "A Pampulha é um território estratégico para a gestão municipal. Fortalecendo a atuação dos museus presentes no Conjunto Moderno da Pampulha, queremos estabelecer novas relações entre cidadãos, visitantes e a produção cultural da cidade, transformando assim a vivência desses espaços e reforçando sua importância". Gabriela Santoro, diretora presidente do Instituto Periférico, destaca que “realizar o Pampulha Território Museus, para nós do Instituto Periférico, é uma oportunidade de estabelecer diálogos mais aprofundados com o MAP, a Casa do Baile e o Museu Casa Kubitschek e destes com a cidade. Promovendo interseções e transbordamentos de suas identidades, vocações e acervos com linguagens urbanas e contemporâneas, o projeto pretende apresentar novas perspectivas sobre a história da Pampulha e ofertar ao cidadão atividades envolventes e criativas”.

 

LANÇAMENTO

A programação de lançamento do projeto conta com as exposições “Marcel Gautherot – registros modernos da invenção da Pampulha: depois e além”, que acontece na Casa do Baile e apresenta uma série de fotografias da arquitetura modernista de Belo Horizonte de meados do século XX, e "Gráfico Grafia" que traz um potente recorte de obras do Museu de Arte da Pampulha, itens do acervo do Museu Histórico Abílio Barreto, além de produções de artistas convidados. Uma vez que o edifício do MAP está fechado ao público em função de preparativos para uma importante obra de restauro, esta exposição, pensada para colocar em evidência o acervo artístico e a função do museu no fomento às Artes Visuais na cidade, será abrigada pela galeria do Museu Histórico Abílio Barreto, trazendo interlocuções entre os dois museus e a produção artística e história de Belo Horizonte. Além das exposições, integram a programação de dezembro do "Pampulha Território Museus" atividades como a contação de história "As Aventuras de Niara", microssérie de 3 episódios elaborada a partir do livro "Acorn" de Yoko Ono, a oficina virtual "Desenhografia, Poema Visual" elabora novas escritas que se reconfiguram em imagens a partir de elementos textuais, projeções urbanas com imagens históricas e encontros temáticos.

 

PAMPULHA TERRITÓRIO MUSEUS

O Museu de Arte da Pampulha – MAP e a Casa do Baile, são reconhecidos pela Unesco como Patrimônio Cultural da Humanidade, e o Museu Casa Kubitschek é um importante ícone da arquitetura residencial modernista. Os três são unidades museais presentes na paisagem cultural do Conjunto Moderno da Pampulha. Ao reconhecer sua importância e representatividade para Belo Horizonte, o “Pampulha Território Museus” busca promover cada um desses espaços, valorizando suas vocações e relação com a cidade. Por meio da parceria entre a Fundação Municipal de Cultura e a OSC, selecionada por meio de edital, Instituto Periférico, as unidades museais recebem uma rica programação, com exposições, atividades culturais e educativas, que estimula a participação ativa dos cidadãos. O eixo curatorial é conduzido por Marconi Drummond e Carlos M. Teixeira no arco das exposições e por Marci Silva nas atividades educativas.