Fotos de Marcel Gautherot - Acervo IMS
Fotos de Marcel Gautherot - Acervo IMS

SEMINÁRIO VIRTUAL ABORDA A RELAÇÃO ENTRE FOTOGRAFIA E ARQUITETURA NA PROGRAMAÇÃO DO PAMPULHA TERRITÓRIO MUSEUS

 

A Prefeitura de Belo Horizonte, por meio da Secretaria Municipal de Cultura e da Fundação Municipal de Cultura, e do Instituto Periférico apresentam o Seminário "Mundos potenciais: sobrevivências e desaprendizagens da imagem”. A atividade acontece em parceria com a Aliança Francesa e Embaixada da França, e integra a programação cultural virtual do Pampulha Território Museus e da 8ª Semana da América Latina e Caribe #SALC2021. O seminário tem por objetivo criar um espaço de reflexão crítica em torno de fotografia, arte e cidade,  tendo como mote a exposição “Marcel Gautherot – registros modernos da invenção da Pampulha: depois e além”, na Casa do Baile - Centro de Referência de Arquitetura, Urbanismo e Design, que está temporariamente com visitas suspensas devido aos protocolos de combate à Covid-19. A iniciativa conta com duas mesas de conversas e acontece no dia 10 de junho, das 8h às 13h. Para participar, os interessados devem se inscrever pela plataforma Sympla https://bit.ly/3uKHApx, até o dia 9 de junho. Mais informações em www.pampulhaterritoriomuseus.com.br

As rodas de conversas irão explorar afinidades e vizinhanças fotográficas, sendo a primeira "Pampulha + Congonhas", das 8h às 10h30, e a segunda "Amazônia + Brasília", das 10h30 às 13h. Os oito participantes convidados para as rodas de conversa, com formações diversas, transitam entre docência, pesquisa, arte, fotografia, cinema e curadoria. O que os une nessa aventura é a relação que cada um desenvolve, a seu modo, com a imagem como prática e campo crítico de pensamento. Para o evento, cada um recebeu uma seleção de fotografias de Gautherot, utilizadas na exposição e irá compartilhar uma reflexão por elas provocada. Na sequência das apresentações, o debate será aberto entre participantes e público.  A organização e mediação do seminário é da arquiteta e pesquisadora Junia Mortimer.

"Mundos potenciais: sobrevivências e desaprendizagens da imagem” discute a exposição a partir dos segmentos que a compõem, Pampulha, Congonhas, Amazônia e Brasília, todas localidades fotografadas por Gautherot em suas expedições pelo Brasil.

Participam da mesa  "Pampulha + Congonhas" Eduardo Costa, Rita Velloso,Rosângela Rennó e Philippe Dubois. A segunda mesa "Amazônia + Brasília", conta com a participação de Heloísa Espada, Aude Mathé, Paulo Tavares e Adirley Queiroz. 

A atividade é gratuita, virtual e foi produzida respeitando todos os protocolos de prevenção à Covid-19.

O Pampulha Território Museus é uma realização da Prefeitura de Belo Horizonte, por meio da Secretaria Municipal de Cultura e da Fundação Municipal de Cultura, e do Instituto Periférico.

EXPOSIÇÃO MARCEL GAUTHEROT 

A exposição “Marcel Gautherot – registros modernos da invenção da Pampulha: depois & além” apresenta uma seleção de imagens do fotógrafo francês Marcel Gautherot, além de livros, revistas, vídeos e documentos acerca de sua obra. Todas as imagens da exposição fazem parte do acervo do Instituto Moreira Salles. A mostra acontece na Casa do Baile até o dia 1 de agosto de 2021. Pensada para trazer aos belo-horizontinos e visitantes da Pampulha uma produção artística de relevância internacional, que se relaciona com a cultura e a história do modernismo no país, a exposição enaltece a vocação da Casa do Baile como Centro de Referência de Arquitetura, Urbanismo e Design, todavia as visitas estão temporariamente suspensas em respeito aos protocolos de combate à Covid-19.