Foto: Fred Tonucci
Foto: Fred Tonucci

TERCEIRO E ÚLTIMO EPISÓDIO DA SÉRIE DE VÍDEOS "VISITA VERTICAL" DESTACA AS CARACTERÍSTICAS ARQUITETÔNICAS DO EDIFÍCIO ACAIACA

A Prefeitura de Belo Horizonte, por meio da Secretaria Municipal de Cultura e da Fundação Municipal de Cultura, e o Instituto Periférico apresentam o terceiro e último episódio da série de vídeos "Visita Vertical". O Vídeo da vez destaca o Edifício Acaiaca, localizado na Avenida Afonso Pena, região central de Belo Horizonte, e suas principais características arquitetônicas. O público será convidado a conhecer também as áreas internas do edifício, que por muitos só são conhecidas pela fachada e pelas fotografias publicadas em diversas mídias. O episódio contará com a participação do arquiteto João Grillo e do síndico do Edifício Acaiaca, Antônio Miranda. A atividade integra a programação da 15ª Primavera dos Museus, e o vídeo estará disponível para visualização no dia 22 de setembro, às 10h, no site www.pampulhaterritoriomuseus.com.br.  

Visita Vertical

A atividade é uma ação educativa virtual da Casa do Baile - Centro de Referência de Arquitetura, Urbanismo e Design e contou  com 3 episódios que apresentaram importantes construções da arquitetura de Belo Horizonte. O primeiro vídeo destacou o Edifício Niemeyer, projetado por Oscar Niemeyer, e o segundo apresentou o edifício da Escola de Design da UEMG, ambos localizados na Praça da Liberdade. A série completa está disponível no no site do Pampulha Território Museus. 

Todo o processo de produção e gravação do vídeo ocorreu respeitando os protocolos de prevenção e combate à Covid-19 vigentes na cidade.

O Pampulha Território Museus é uma realização da Prefeitura de Belo Horizonte, por meio da Secretaria Municipal de Cultura e da Fundação Municipal de Cultura, e do Instituto Periférico.

PRIMAVERA DOS MUSEUS

A Primavera dos Museus é um evento anual, com duração de uma semana, resultado de uma ação conjunta entre as instituições museológicas de todo o país e o Ibram com o objetivo de oferecer ao público uma programação diferenciada voltada para o tema do evento. O tema da 15ª edição do evento é "Museus: Perdas e Recomeços". 

A CASA DO BAILE

A Casa do Baile - Centro de Referência de Arquitetura, Urbanismo e Design integra o Conjunto Moderno da Pampulha, declarado Patrimônio Cultural da Humanidade pela UNESCO, idealizado por Juscelino Kubitschek e projetado por Oscar Niemeyer na década de 1940. A função original do espaço era ser um pequeno restaurante dançante, de uso mais popular. A fim de garantir sua preservação e requalificar seu uso, desde 2002 funciona como Centro de Referência de Arquitetura, Urbanismo e Design. A Casa do Baile produz e abriga exposições, publicações, mostras, seminários, encontros e ações educativas relacionados aos temas de sua vocação museal.