Virada Cultural

Saiba quais são as principais festas e festivais de Belo Horizonte

Preparado para conhecer a festa mais deliciosa do ano? O Arraial de Belo Horizonte, um dos cinco maiores destinos turísticos brasileiros do período junino e maior festejo junino da Região Sudeste do Brasil, é uma experiência completa para turistas e moradores.
 
Música, dança e gastronomia promovem um encontro de tradição e inovação em um evento com ampla estrutura e programação diversificada: concursos de quadrilhas, grandes shows, circuito e concurso gastronômico, além de todas as atrações da programação associada.

Arraial de Belo Horizonte
Foto: Bruno Figueiredo/Acervo Belotur

O FAN BH é um festival dedicado à valorização e à difusão da arte negra. Suas referências articulam as raízes ancestrais da cultura negra às expressões de sua contemporaneidade e dedicam-se a fortalecer as matrizes tradicionais africanas ainda preservadas e aquelas resultantes do contato com outras culturas. Realizado bianualmente, o festival compreende uma ampla programação cultural, marcada pela diversidade de linguagens artísticas e pela participação de artistas, grupos e pesquisadores da arte e da cultura negra.

FAN
Foto: Jéssica Marques/Acervo FMC

Criado em 1999, o FIQ – Festival Internacional de Quadrinhos de Belo Horizonte, que acontece a cada dois anos, tem sido uma peça fundamental no processo de valorização e crescimento dos quadrinhos no Brasil. Como maior evento do gênero na América Latina, o Festival é referência obrigatória para os quadrinistas e público, uma vez que apresenta um painel da produção contemporânea de quadrinhos no mundo e propicia o intercâmbio entre artistas e editores nacionais e internacionais.

Festival Internacional de Quadrinhos 2018
Foto: Ana Beatriz M. Baêta/Acervo FMC

Realizado pela primeira vez em 1994, o FIT alcançou, desde sua origem, excelente recepção junto à população belo-horizontina, constituindo‐se como evento de destaque no calendário teatral brasileiro. Sua relevância foi reiterada em 31 de janeiro de 2008​, por meio da Lei 9517​,​ ​que ​institui ​o FIT ​​como ​evento oficial a ser realizado bienalmente pela Prefeitura, por meio da Fundação Municipal de Cultura.​ Hoje consolidado como um dos maiores festivais internacionais de teatro do país e um dos cinco principais da América Latina, segue aliando qualidade artística, multiplicidade de linguagens e operando sobre diferentes eixos de ação, valorizando a difusão, formação, reflexão e intercâmbio.

FIT
Foto: Ana Beatriz M. Baêta/Acervo FMC

O Festival Literário Internacional de Belo Horizonte - FLI-BH - nasceu em 2015, da convergência de políticas públicas de acesso ao livro, à leitura e à literatura que a Prefeitura desenvolve através da Fundação Municipal de Cultura. Realizado a cada dois anos, além de ser a culminância das ações destinadas ao acesso ao livro e a promoção da leitura na capital mineira, o festival é inteiramente dedicado à literatura oferecendo oficinas de leitura, escrita literária e ilustração, mostra de cinema, narrações de histórias, rodas de leitura, palestras, feira de livros e diversas atividades voltadas ao universo literário. Seu propósito é trazer à cena a diversidade que a literatura expressa. Às vozes do texto literário, somam-se as vozes das ruas, dos saraus, da academia e a voz do público leitor. 

FLI
Foto: Jéssica Marques/Acervo FMC

Uma jornada de vinte e quatro horas ininterruptas de programação artística e cultural nas diversas áreas: música, teatro, dança, circo, literatura, artes plásticas artes cênicas, artes visuais, performance, moda, gastronomia. Esta é a proposta da Virada Cultural de Belo Horizonte. Um movimento que já faz parte do calendário oficial da cidade, a Virada reúne e apresenta o que há de melhor no cenário artístico da capital e Região Metropolitana.

Virada Cultural de Belo Horizonte
Foto: Ricardo Laf/Acervo FMC

Realizado pela Prefeitura de Belo Horizonte, por meio da Secretaria Municipal de Cultura e da Fundação Municipal de Cultura, o Festival Descontorno Cultural é um momento de grande celebração de todas as ações desenvolvidas ao longo do ano nos 17 Centros Culturais municipais de Belo Horizonte, dando visibilidade e reconhecendo os artistas locais como protagonistas da cultura.

Descontorno Cultural
Foto: Ricardo Laf/Acervo FMC