Bazar Pó de Nuvem
Divulgação

Bazar Pó de Nuvem

MULHERES EMPREENDEDORAS | PÓ DE NUVEM

@podenuvem

O conceito de nuvem, em uma percepção simbólica, pode caracterizar uma caravana ou uma quantidade expressiva de algo que paira no ar. Dentro desse contexto, foi idealizado o Bazar Itinerante Pó de Nuvem - um bazar descolado e inovador que preza pela força criativa e coletiva de quem o faz. 

O bazar itinerante “Pó de Nuvem” é um projeto multicultural que traz em sua essência trabalhos autorais de designers e artesãos regionais, com música, teatro, oficinas, exposições fotográficas, artes visuais, gastronomia e intervenções artísticas. O objetivo é reunir produtos exclusivos, trabalhos manuais e produções diferenciadas valorizando todo tipo de criação e arte, como forma de abarcar essa diversidade, conectando criador e consumidor. 


 

BREVIDADE

Brevidade

A Brevidade resgata as preciosidades que estavam guardadas nos cadernos de receitas de mulheres de outras gerações, em páginas escritas à mão, um tanto amareladas pelo tempo. Sabe aquele bolinho que traz um acalento para a alma, com sabor das tardes de domingo, na cozinha da casa de vó? A nossa doce medida de afetividade vem com a história das nossas ancestrais.

Deguste sem moderação! <3

@b.r.e.v.i.d.a.d.e
 


 

BEL’AFRICA BONECAS

bonecas negras

Bel'africa bonecas da artista é artesã caboverdiana Maria Estrela, surgiu da necessidade que esta percebeu de fazer uma boneca preta para a sua filha. Resgatou o ensinamento da sua avó que a ensinou a fazer bonecas de pano. Desde então vem se especializando em fazer bonecas de pano variadas com foco na representatividade e personalizadas. Criou desde 2020 com a chegada da pandemia o Hospital de bonecas bel'africa onde faz a restauração e transformação de bonecas.

@belafricabonecas
 


 

BORDO A MÃO

art

Tatiana Sansi é artista plástica, arte-educadora e idealizadora da “Bordo a mão”, um empreendimento feminino e social que existe desde 2013. Ela é mãe desde 2018 e seu trabalho é inspirado na ancestralidade, no poder das ervas, na história dos orixás, na regionalidade, na natureza e nas artes. Tatiana incentiva mulheres a empreender a partir das oficinas de bordado oferecidas pela “Bordo a mão”!

@bordo.amao 
 


 

DA CHÉRIE

foto

As bijuterias de mosaico “da Chérie” começaram a ser desenvolvidas em 2007 pela artista plástica Simone Ros. Desde 1999, a artesã já produzia outra linha de bijuterias pintadas por ela. As peças são mosaicos feitos de azulejo e diversos temas figurativos, além de peças abstratas e algumas que iniciam com o tamanho de 1cm. São colares, brincos, anéis, pulseiras, braceletes, dentre outros. Devido à pandemia, a produção dessas linhas aumentou muito e hoje ocupa a maior parte do seu trabalho. São espelhos, mandalas, quadros, porta-chaves e reformas de móveis. Simone Ros também realiza oficinas. 

@da_cherie

 


 

ERA UMA VEZ ARTE


foto

A Era Uma Vez é a expressão da arte em objetos de madeira feitos por uma artesã apaixonada pela vida. Ela nasceu da sua  vontade enorme de levar cores e encanto para qualquer  cantinho. São objetos de decoração e presentes  feito a mão. Uma forma de traduzir,  sempre com muito amor,  o seu jeito de fazer arte!!!

@eraumavezarte

 


 

HAPPY FUDGE

foto

A “Happy Fudge” é uma chocolateria especializada em fudges, um doce inglês feito à base de chocolate nobre e leite condensado. O fudge é mais cremoso que a barra de chocolate e mais consistente que o brigadeiro. A empresa tem cinco meses, vende pelo Instagram e entrega sempre às sextas, carinhosamente chamada de “Happy Fudge Day”. Há em seu cardápio doze sabores, ingredientes de qualidade e amor. Hoje os fudges de limão siciliano, chocolate com caramelo e flor de sal são os queridinhos dos clientes! 

@happyfudge
 


 

IMANI ANNA

foto

O “Imani Anna” nasceu em 2007 a partir de inspiração e vivência do Movimento da Economia Solidária e do desejo de gerar renda por meio do artesanato de forma coletiva. Aos poucos, o propósito foi tomando forma e as cinco artesãs entendem que o objetivo também é contribuir para o fortalecimento da identidade afro-brasileira a partir das bonecas pretas produzidas e comercializadas. Somos 5 artesãs!

@imani.anna

 


 

LILI MÃOS DE TESOURA

foto

A barbeira, cabeleireira e terapeuta capilar Lili é especialista em cabelos naturais e cacheados, mas cuida com carinho e atenção de todos os tipos de cabelos. Sua proposta de trabalho é naturalista e o atendimento prioriza tratamentos especializados para a saúde capilar. Além de um corte lindo, você também trata e cuida de seu couro cabeludo e seus fios. 

@lili.maosdetesoura

 


 

LOJA OSHU

foto

Oshu é uma marca criada em 2017 com o objetivo de promover e compartilhar a cultura africana em Belo Horizonte. A empresa cria roupas e acessórios com tecido importado da África, principalmente do Congo, Benim e Nigéria. São camisas, vestidos, batas, bolsas, brincos e outros. Além das peças prontas, aceitam encomendas.

@lojaoshu

 



LOULOU ARTE

foto

Luiza Paiva, mais conhecida como Loulou, é artista plástica e tatuadora especializada em tatuagem handpoke, uma técnica de tattoo feita sem a utilização da máquina, toda manual. Além dessa técnica, ela também trabalha com a máquina. Seu estilo de desenho vai de microrrealismo a desenhos mais simples e delicados. Atualmente, trabalha com o estilo blackwork, que são tatuagens em preto e branco. Seu estúdio é privado e está de portas abertas para receber o público, com todos os cuidados necessários.

@loulou_arte

 


 

MANUALL ART


foto

A Manuall transforma sentimentos em cadernos para guardar histórias especiais. São álbuns para revelar memórias palpáveis, agendas que sejam companheiras de compromissos prazerosos, diários de gestação e do bebê, cadernos de receitas e marcadores de livros. Mais que uma marca de produtos artesanais, a Manuall representa valores e memórias.

Manuall Arte com Afeto

@manuall_art

 


 

MARINELA`S ACESSÓRIOS

foto

Marinela's Acessórios é um empreendimento belorizontino criado há mais de dez anos, para divulgar e valorizar o artesanato a partir da produção de acessórios inspirados nas culturas peruana e andina. Ao mesclar a cor da cultura peruana com a versatilidade brasileira, vemos  como resultado bijuterias e acessórios que marcam estilo.

@marinelasacessorios

 


 

POLIS ACESSÓRIOS

foto

Acessórios autorais, produção inventiva, criativa e livre do viés urbano traduzem as criações da Pólis. Texturas, cores e movimentos fazem parte da marca mineira criada a partir do insight do próprio significado da palavra Pólis – que em grego representa cidade e organização social, constituída por cidadãos livres. 

Com tiragem limitada, as peças apresentam um design nada convencional, aliado a um misto de conceitos contemporâneos. Coleções que tematizam opiniões e expressam sentimentos estão na essência da marca. Produzidos para pessoas, home, plants/pets, os acessórios e objetos contam com estampas exclusivas e diferenciadas, tudo desenvolvido à base de amor, resina, papel, madeira e metal.

@polisacessorios

 


 

SAGRADO PANO

FOTO

Hellen, paraense com coração mineiro, é costureira raiz, filha, neta e bisneta de costureira. Mãe solo que descabela e costura colchas de patchwork em busca diária de cura, acredita no poder do que é feito a mão e, principalmente, com o coração. Entre e fique à vontade, que no ateliê sempre terá um café com bolo e prosa boa te esperando.

Vem conhecer o Sagrado Pano.

@sagradopano

 


 

TALITERIA

FOTO
 

Talita, criadora do ateliê de cerâmica Taliteria, é formada em Artes Plásticas pela Escola Guignard e sempre soube que iria montar seu ateliê de cerâmica para botar a mão no barro. Acabou modelando um bebê antes de montar o ateliê e, assim que o filho tomou forma, foi colocando em prática o sonho de aprender mais e mais nesse universo do fazer cerâmico. O trabalho é feito de forma totalmente artesanal e autoral entre peças utilitárias e decorativas, em sua maioria de alta temperatura. São cerâmicas em que há o afeto pela vida, pela arte, pelo sentir. 

@taliteria

 



VERDE ZÉLIA

FOTO

Zélia é a idealizadora da marca Verde Zélia e, aos 64 anos, terminou o ensino médio e se inscreveu no curso dos seus sonhos: paisagismo. Ela leva para a empresa toda a delicadeza e potência da natureza, decorando sua mesa com louças e guardanapos inspirados no verde e todo o acolhimento das plantas.

@verdezelia