Em um movimento transversal, o 2o. Colóquio Internacional de Decolonização e Psicanálise, “UBUNTU - O mal estar colonial: nossas terras, línguas, corpos, memórias e horizontes de transformação”, num eixo SUL-SUL é pensado para recolher os efeitos do modo como a teoria e a práxis contra/pós/de/des/anti-colonial mobilizam novos movimentos advindos da geopolítica pós-colonial e de sua contemporaneidade.
Na passagem do século XX para o XXI, uma nova perspectiva de leitura a partir do Sul Global ganhou força ao questionar paradigmas eurocêntricos em diálogo com saberes decoloniais, informais, tradicionais e cosmologias plurais.
Essa rearticulação assinalou as formas como a herança histórica e geopolítica dos processos de colonização afeta o inconsciente, o discurso, o laço social, a memória e as relações sociais e políticas, de formas interseccionais.
Questionou-se a suposta universalidade da normatividade cisheteropatriarcal burguesa e branca, desnaturalizando a hierarquia dos corpos e das práticas culturais e simbólicas, e exigindo uma revisão das metodologias e pressupostos de várias ciências humanas.
Considerando essas transformações recentes na produção do conhecimento, convidamos você a trazer sua colaboração nessa roda de debates!
E, como não existe o fora do mundo, precisamos consolidar ferramentas potentes para intervir sobre o mal estar colonial, bem como para reconhecer a escrita de novos códigos afirmativos de subjetivação, pertencimento e participação.
Diferentes tradições teóricas e de saber podem ser lidas como narrativas particulares em contraponto e disputa, quebrando a ideologia de um suposto centro universal e abrindo espaço para uma teoria e uma praxis migrantes.
Para isso, o evento reúne distintos coletivos, mestres de saberes populares e redes nacionais e internacionais na construção de um trabalho em curso que se escreve em língua própria, que não desconhece a cor, a classe e o gênero, e que toma o que se escreve no que se fala como guia contra a brutalidade.
O 2o. Colóquio Internacional de Decolonização e Psicanálise tem sede na Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) na cidade de Belo Horizonte, no Brasil, entre os dias 13 e 15 de novembro em atividades diversas, espaços transcitadinos e modos plurais de celebração.