Apresentação da quadrilha Fogo de Palha, durante o Arraial de Belo Horizonte em 2019.
Foto: Bruno Figueiredo/Área de Serviço/Acervo Belotur

Arraial de Belo Horizonte marca a volta dos grandes eventos públicos na cidade

A Belotur publicou, no Diário Oficial do Município, o resultado do Edital de Seleção da Organização da Sociedade Civil (OSC) que vai atuar como parceira do poder municipal na realização da 43ª edição do Arraial de Belo Horizonte, com programação prevista entre julho e agosto de 2022.

O Instituto Periférico vai apoiar a Prefeitura de Belo Horizonte no desenvolvimento do evento, por meio da mobilização e sensibilização da comunidade ao realizar um projeto múltiplo, inclusivo e sustentável, valorizando as tradições e experiências associadas aos festejos juninos da cidade.

O valor total a ser repassado pelo Município será de R$ 2 milhões, aporte que será utilizado pela OSC na realização do Arraial, incluindo o Concurso Municipal de Quadrilhas, Vila Gastronômica, shows, blitz juninas e demais atividades do festejo. Esta é a primeira vez que a Belotur utiliza o Marco Regulatório de Organizações da Sociedade Civil (MROSC) – regulamentado em Belo Horizonte pelo Decreto 16.746/2017 – para a realização do Arraial de Belo Horizonte.

Programação

Em junho aconteceram as seletivas do Concurso Prato Junino em parceria com faculdades de gastronomia da cidade. Os alunos propuseram pratos com ingredientes típicos juninos. E os vencedores do concurso poderão comercializar os quitutes durante o evento na Praça da Estação.

Já o Concurso Municipal de Quadrilhas Juninas está previsto para os fins de semana do dia 29, 30 e 31 de julho e 6 e 7 de agosto. Além das quadrilhas disputando o troféu com muita criatividade nos tablados, acontecem os shows, que serão divulgados em breve. Toda a programação é gratuita.