Show de Palhaças
Foto: Divulgação

Confira a programação do Circuito Em Casa - 14 a 19/7


14/07 - Terça - feira - 12h

Vídeo - “Design na web para não designers”, com Marcelo Santiago - Episódio I - Imagens em Creative Commons e II - Programas gratuitos e ferramentas online - Ação Formativa

Sinopse: “Design na web para não-designers" é um vídeo de introdução ao design que apresenta ferramentas para produção de peças visuais online, de forma rápida e gratuita. Aprenda onde e como obter imagens que podem ser reutilizadas para criação de novas obras e dicas de manipulação tecnológica, sem ter conhecimento prévio de programas de tratamento e edição básica. 

A exibição será dividida em duas partes: o primeiro episódio orienta sobre como encontrar imagens de domínio público, que podem ser utilizadas para fins comerciais e criação de obras derivadas, além de dicas para uso da licença ‘Creative Commons’. 

O segundo episódio apresenta algumas ferramentas gratuitas, a maioria online, sem necessidade de instalação, para manipulação tecnológicas exibidas no primeiro vídeo. O vídeo é realizado por Marcelo Santiago, jornalista e designer, Especialista em Produção em Mídias Digitais e Mestre em Comunicação e Gestão de Indústrias Criativas.

Exibição por meio das mídias: YouTube/Facebook
Duração: 20 minutos
Classificação: Livre
Disponível a partir de 12h de 14/7

 

14/07 - Terça - feira - 19h

Vídeo - Terça da Dança - Documentário Vogue em Belo Horizonte + Bate-papo com Lázara dos Anjos e Marcelo Andrade - Dança

Sinopse: O documentário Vogue conta a história do estilo no mundo e em Belo Horizonte e reúne artistas que integram três importantes houses da cidade: House of Barracuda, House of Puzzle e House of Avalanx. Após a exibição do vídeo, confira o bate-papo com Marcelo Andrade Barracuda e Lázara dos Anjos Barracuda sobre a cultura Ballroom e sua importância cultural para Belo Horizonte.

Exibição por meio das mídias: YouTube/IGTV/Facebook
Classificação: Livre
Disponível a partir de 19h de 14/7

 

15/07 - Quarta-feira - 20h

Circuito Cine Clube - Horizontes Periféricos - Cinema
O Projeto “Horizontes Periféricos” pretende contribuir com ações para a democratização do audiovisual e promoção da liberdade de expressão, incentivando o resgate e a revitalização das emoções humanas, belezas estéticas e reminiscências históricas encobertas pelo cotidiano de Belo Horizonte. Confira os curtas-metragens do projeto:

Bar do Caixote (Realização coletiva: Carlos Henrique Rodrigues, Fernando de Souza Melo, José de Paula Filho (Capitão), Kennedy Aureliano, Rafaela Lima, Rildo César Souza, Sueli Aparecida Santana, Vanessa Duarte/MG/2012/13’22’’/Livre)
Mundo IAPI (Realização coletiva: Bruno Silva, Gabriel Leal, Guilherme Pacheco, Júlio César Borges, Lucas Alex, Marcos Chagas, O Ornelas, Paty Miranda, Themis Lobato/ MG/2015/16’’42/Livre)
Minas do Graffiti: (Realização coletiva: Fernando Costa, Márcio Martins Vieira, Natália Cristina Vieira, Nei Francisco, Pablo Henrique dos Santos Alves, Renato Lied e Tadeu Marques/MG/2017/15’58’/Livre)

Sinopse: 

Bar do Caixote: O documentário realizado pelo projeto “Horizontes Periféricos” (1ª edição), apresenta a história de um espaço folclórico localizado no bairro São Geraldo: Bar do Caixote. Entre os personagens que nos apresentam a história deste estabelecimento, somos convidados a conhecer a irreverente história de Jorge, proprietário do estabelecimento, e de sua companheira Edna.

Mundo IAPI: O curta realizado pelo projeto “Horizontes Periféricos” (2ª edição) demonstra a grandiosidade e história de uma das construções mais importantes de Belo Horizonte. Moradores antigos e mais jovens contam suas histórias de vida e, assim, reconhecemos o lugar por meio das pessoas.

Minas do Graffiti: O graffiti é uma manifestação artística nascida nos grandes centros urbanos, em que o artista aproveita espaços públicos para um diálogo com a cidade e denúncia social. Por se tratar de uma linguagem de jovens de periferia, ainda há muito preconceito dos setores mais conservadores da sociedade, que o taxam como pichação. Há muito mais intolerância quando o graffiti é uma expressão de mulheres. Este é o desafio de um grupo de grafiteiras de Belo Horizonte, que utiliza aspectos lúdicos, culturais e políticos para uma reflexão sobre a diversidade de gênero e o combate ao machismo, na ocupação da cidade. O documentário realizado pelo projeto “Horizontes Periféricos” (3ª edição) é um convite à reflexão de como é ser mulher neste meio.

Exibição por meio da mídia: YouTube
Disponível até: 22/07/2020


15/07 - Quarta-feira - 22h
    
Vídeo - Territórios Culturais - Slam com Sandrão R.A.P, Stefanny Elias e Russo - Poesia

Sinopse: Confira o desafio de Slam com a participação de Sandro Alves, conhecido como Sandrão R.A.P, intérprete e compositor do Taquaril, atualmente integrante do Aliança Cultural Taquaril, Fórum do Hip Hop Belo Horizonte e da Comissão Local de Cultura L4; Stefanny Elias Silva, poetisa, compositora autoral, bailarina afro e cantora na Companhia Primitiva de Arte Negra, da Pedreira Prado Lopes; e Flávio da Silva Paiva, mais conhecido como Russo, educador, atuante na militância social desde 1999 com a Posse Aliança Mineira e, desde 2003, no Coletivo Hip Hop Chama, representando o bairro Urucuia.

Exibição por meio das mídias: YouTube/IGTV/Facebook
Classificação: Livre
Disponível a partir de 22h de 15/7

 

16/07 - Quinta- feira - 10h

Vídeo - Radionovela "Perguntas para Madê" - Episódio I - Por Erika Rohlfs  e Thiago Gazzinelli - Literatura 

Sinopse: “Perguntas para Madê” é uma radionovela virtual que conta a história de uma ex-detetive que, após vivenciar um trauma, fica anos sem sair de casa. Com um tino aguçado para combater injustiças, Madê precisa lidar com seu passado e sair de casa para resolver o mistério. 
 
A radionovela surgiu de uma parceria entre a atriz e educadora Erika Rohlfs e o professor e músico Thiago Gazzinelli, ambos distanciados durante a quarentena. Ao acordar um dia de manhã, Erika se deparou com uma mensagem no celular que dizia: "Você pode me ajudar a resolver um mistério?". O mistério, no final das contas, não era mistério nenhum, mas a vontade de resolver um permaneceu. Ligou para o Thiago e daí surgiu a história de Madê.
 
Utilizando a contação de histórias no ambiente virtual, a radionovela busca proporcionar um momento lúdico e de fruição ao ouvinte que, no contexto de isolamento, muitas vezes se encontra sobrecarregado, seja profissional, pessoal ou emocionalmente. 

No Episódio I, o ouvinte vai conhecer a história da detetive aposentada Madê que, depois de anos sem sair de casa ou se empenhar em investigações, se depara com mistérios que transformam sua vida. Uma forma de ressignificar o contexto atual e valorizar o rádio e a acessibilidade, já que os episódios nos convidam a experimentar a escuta sem a interferência de imagens.  

Exibição por meio das mídias: YouTube/ IGTV / Facebook
Duração: 12 minutos
Classificação: Livre
Disponível até: 16/08/2020

 

16/07 - Quinta-feira - 22h

Vídeo - Territórios Culturais - Slam com Ary, Medusa e Deusa Grécia - Poesia

Sinopse: Confira o desafio de Slam com Aristóteles, mais conhecido como Ary, representante do Padre Eustáquio, produtor, desenhista, baterista, compositor, corredor e boleiro, oficineiro na construção de instrumentos feitos com material reciclável, letrista ou poeta e idealizador do Horizonte Blues Festival; Geovana Lessa, conhecida como Medusa, compositora autoral e artista, admiradora da cultura Hip-Hop e representante do bairro Granja de Freitas; e Deusa Grécia, poetisa e mestre de cerimônias, compositora autoral, presidente da Coletiva Deusas e do Sarau Soul Marginal, representante do Alto Vera Cruz.

Exibição por meio das mídias: YouTube/IGTV/Facebook
Classificação: Livre
Disponível a partir de 22h de 16/7

 

19/07 - Domingo - 11h

Vídeo - Territórios Culturais -  Histórias de Alimentar a Alma - Episódio 2 - Gastronomia

Sinopse: No segundo episódio da série “Histórias de Alimentar a Alma” você vai conferir uma receita de doce de pão com Léo Araújo, ator, poeta, escritor, dramaturgo, pesquisador da comida mineira e de histórias dos doces,  morador do bairro Salgado Filho. Araújo ainda participou da pesquisa, criação e produção de peças e livros sobre mineiridades no Projeto SENAC/Ministério do Turismo. Autor do livro “Trem da Roça”, com receitas selecionadas em cozinhas de roças de várias regiões de Minas Gerais. Também atuou como ministrante de oficinas sobre história da culinária mineira e de programas de TV como o Viação Cipó.

Exibição por meio das mídias: YouTube/IGTV/Facebook
Classificação: Livre
Disponível a partir de 11h de 19/7

 

19/07 - Domingo - 16h

Showzaça -  Show de Palhaças -  Edição Quarentena - Teatro

Sinopse: “Showzaça” é o show musical das palhaças Tecla (Maria Tereza Costa) e Brisa (Janaína Morse) com composições autorais feitas exclusivamente no período da quarentena e ritmos brasileiros. As canções abordam as diversas faces do momento em que vivemos. No samba "Covidiano", o cotidiano e suas repetições são o tema central. Já no "Forró do logo, logo", as artistas apresentam um xote ansioso, que retrata o comportamento humano diante das restrições. "Toma tempo" é uma balada esperançosa, sobre os tempos “pós-Covid”.   De forma leve e divertida, as palhaças oferecem alguns minutos de respiro nesses tempos de confinamento.

Exibição por meio das mídias: YouTube/IGTV/Facebook
Classificação: Livre
Disponível a partir de 16h de 19/7

 

19/07 - Domingo - 22h

Vídeo -  Samora N'zinga - Show em Casa “Do AFRO ao TRAP” - Música

Sinopse: Samora N’zinga interpreta as músicas de seu último disco D.A.A.T, com performance de freestyle (rimas improvisadas) e papos descontraídos sobre temas relevantes do contexto atual em que vivemos.

Exibição por meio das mídias: YouTube/Instagram/Facebook
Classificação: 16 anos
Disponível a partir de 22h de 19/7

Acompanhe  a programação completa no site do Circuito www.circuitomunicipaldecultura.com.br