Programação Circuito Em Casa
Foto: Divulgação

Confira Programação do Circuito em Casa - 16 a 22/06

16/06 – Terça - feira - 12h

Vídeo - Tutorial para Lives 3 - Ideias para melhorar o áudio da sua live

Sinopse: Tutorial em vídeo com informações e dicas sobre as preparações para a live e o que é possível fazer para oferecer um som de qualidade. Traz também as possibilidades de uso para as transmissões por celular e computador.

Exibição por meio das mídias: YouTube/Instagram/Facebook
Ministrante: Flora Guerra
Duração: 10 minutos
Classificação: Livre

 

16/06 – Terça - feira - 19h

Vídeo - Terça da Dança - Videoaula de Dancehall com Fabiana Santos e Marcelo Mendes

Sinopse: Dancehall é um estilo musical popular jamaicano que nasceu no fim da década de 1970. Nessa aula com Fabiana Santos e Marcelo Mendes, conheceremos mais sobre essa arte que é Cultura, tendência, amor, luta, voz do povo, estilo de vida. 

Fabiana Santos é arte-educadora no Projeto Anjos D’ Rua (PEA) e no Projeto Escola Integrada, pesquisadora da cultura Dancehall e de outras danças urbanas como o Hip Hop Dance, dançarina e coreógrafa na Laia Cia. de Danças Urbanas. 

Marcelo Mendes é pesquisador, dançarino, professor e coreógrafo de danças urbanas com ênfase em Dancehall, além de arte-educador do Projeto Escola Integrada.

Exibição por meio das mídias: YouTube/Instagram/Facebook
Duração: 40 minutos
Classificação: Livre

 

17/06 – Quarta-feira - 12h

Curtas Circuito Cine Clube em parceria com o Projeto Diálogos MIS - Coletivo Filme de Rua

•    Exibição do curta-metragem “Memórias de mim” (BH), Coletivo Filme de Rua/Brasil/2019/ Experimental/ 16 min/14 anos.
•    Exibição do documentário “Filme de Rua” (BH), Coletivo Filme de Rua/ Brasil/ 2017/Documentário/25min/ 14 anos.

Sinopses:

Memórias de Mim: Ver e ouvir. Uma relação com a cidade e com os lugares, uma composição a partir das memórias e experiências com a rua. Paisagens visuais da cidade de Belo Horizonte, paisagens sonoras criadas a partir de um laboratório de produção sonora e visual. Uma cartografia afetiva dos lugares com intervenção manual em frames de vídeo. 

Filme de Rua: O documentário revela uma realidade das ruas do centro de Belo Horizonte, onde um grupo de adolescentes das periferias da cidade vivem e crescem juntos. A partir de um convite de militantes e artistas da cidade, esses jovens são chamados a fazer seu filme. O Filme de Rua é resultado desse encontro. Festivais: VII Cachoeira Doc - Festival de Cinema Documentário; 19º Festcurtas BH - Festival Internacional de Curtas Metragens de Belo Horizonte; X Janela Internacional do Cinema em Recife. Prêmios: Melhor curta-metragem na categoria "Filmes de Minas Gerais" no 19º Festcurtas BH.

Exibição por meio da mídia: YouTube
Filmes disponíveis até 23/06/2020
Classificação: 14 anos

 

18/06 – Quinta-feira - 19h

Vídeo - Homenagem aos 50 anos do Grupo Giramundo (BH) – Teatro de Bonecos 

Sinopse: Criado em 1970, em Belo Horizonte, o Giramundo é referência nacional e internacional na construção de bonecos e espetáculos, aliados ao interesse pela cultura brasileira. O grupo já montou 36 espetáculos e já produziu mais de 1.500 bonecos, atuando também como um “museu-teatro-escola”, com estúdio de animação e a criação de produtos como livros, vídeos e brinquedos. Nesta apresentação do Circuito em Casa, o Giramundo apresenta uma pílula com o personagem Pinocchio, do espetáculo de mesmo nome, lançado em 2005. Uma lembrança de mais um espetáculo marcante do Grupo.

Exibição por meio das mídias: YouTube/Instagram/Facebook
Duração: no máximo 2 minutos
Classificação: Livre

 

18/06 – Quinta-feira - 20h

Live - Sarau da Brisa - Literatura 

Sinopse: Comunicadora, performer e escritora, Brisa Marques apresenta o Sarau da Brisa. Uma performance poética em formato de live, que levará ao público alguns de seus escritos, com participação de Luiza Brina, Vitor Santana e Vovô Bebê. 

Live por meio das mídias: YouTube/Instagram/Facebook
Classificação: Livre

 

19/06 – Sexta-feira - 10h

Live - Cia Pé de Moleque (BH) – Música e Contação de Histórias para Crianças

Sinopse: Quem nunca se perguntou como era a vida de dentro quando o universo girava apenas na barriga da mamãe? E depois, como foi a descoberta e as primeiras experiências no mundo de fora? Nessa apresentação, voltada ao público infantil, a Cia Pé de Moleque apresenta o espetáculo musical “O mundo de dentro e o mundo de fora”, uma apresentação repleta de sensações e de lembranças de quando nossos mundos se dividiam entre dentro da barriga da mamãe e fora dela. Os poemas têm arranjos que passeiam pelo samba, balada, baião, rock, entre outros ritmos, sempre costurados por uma “saga poética” do bebê pelos dois mundos. Constituída em 2013, a Cia. Pé de Moleque realiza apresentações e oficinas em eventos direcionados ao público infantil, bem como formação de educadores e público em geral que lidam com a infância. Um verdadeiro convite para o encontro com a arte e o universo das crianças.

Live por meio das mídias: YouTube/Instagram/Facebook
Duração: 40 minutos
Classificação: Livre

 

20/06 – Sábado - 16h 

Live - Circo de Família com Cia Circunstância - Circo

Sinopse: A Companhia Circunstância estreia “Circo de Família”. O novo espetáculo traz o casal Tica-tica do Fubá (Dagmar Bedê) e Alegria Também (Diogo Dias) e conta ainda com a participação, esporádica e espontânea, de Pirueta Ravioli, filho do casal e ator principal da trupe.

O público acompanhará a trajetória dessa família empenhada em levar a arte da palhaçaria aos quatro cantos deste "vasto mundo de Raimundo". No repertório, recheado de conquista, jogo duro e sedução, a dupla expõe os sentimentos humanos presentes nas relações amorosas com humor e diversão. Inspirados na tradição do circo, do teatro de rua e da palhaçaria brasileira, os números refletem a polivalência e a flexibilidade necessárias para viver uma relação familiar. Ciúmes, carinho, raiva e doçura brincam num jogo de status disputando poder e pedindo reconciliação. Nessa competição sem perdedores, que é jogo do amor, Tica Tica e Alegria dão seu recado: não abuse da paciência alheia, tenha poderes paranormais e acredite: o amor é revolucionário!

Live por meio das mídias: YouTube/Instagram/Facebook
Classificação: Livre

 

21/06 – Domingo - 17h

Live - Marcos Catarina 10 anos - Música | MPB

Sinopse: Em comemoração aos 10 anos de carreira fonográfica, Marcos Catarina apresenta ao público o show “Todo In Canto do Rio”, com repertório composto por canções autorais que remetem às águas, rios e marés. Para o artista, oferecer um show com a temática das águas é fundamental, sobretudo no momento em questão. Na maioria das culturas, a água possui uma dimensão sagrada, por ser fonte de purificação e renovação da vida. A presença da água é substancial no cancioneiro popular afro-mineiro que deságua em nosso sincretismo cultural, expresso na música popular brasileira.

Live por meio das mídias: YouTube/Instagram/Facebook 
Duração: 50 minutos
Classificação: Livre

 

22/06 – Segunda-feira - 20h

Live - Diálogos MIS - Bate-papo com Coletivos Filme de Rua (BH) e Cine Leblon (BH)

Sinopse: O Cinema Como Lugar de Encontro - O espaço/tempo de um filme é também lugar de encontro, de passagem, de construção, de olhares e realidades. É lugar de conversa, de negociação. Nesta sessão, apresentamos filmes produzidos pelos Coletivos Filme de Rua e Jardim Leblon, de Belo Horizonte. Coletivos que buscam um fazer compartilhado, reunindo pessoas de distintas trajetórias, seja da rua, da periferia, dos bairros de classe média, da política, fora do sistema - de todos eles - ou dentro deles. 

O que surge de potência a partir desse lugar de encontro? Que fissuras são provocadas em termos de linguagem e discurso? Quais questões podem ser apontadas do ponto de vista cinematográfico, político, e, também, pedagógico? O bate-papo contará com a participação dos realizadores Zi Reis (Coletivo Filme de Rua) e Rogério Gomes (Coletivo Cine Leblon).

Live por meio das mídias: YouTube/Instagram/Facebook
Duração: 40 minutos

Acompanhe  a programação completa no site do Circuito www.circuitomunicipaldecultura.com.br