Programação "Circuito em Casa”
Foto: Divulgação

Confira a programação do Circuito Em Casa - 7/7 a 12/7

07/07 -Terça-Feira - 19h

Vídeos  Terça da Dança:

Move Concreto - “Choro” 

Sinopse: Caminhar por meio da essência de um lugar. O movimento que surge pela cadência da fala, das ladeiras e cores das esquinas. O corpo levado por cada pedra das paredes e pelos olhares das ruas. “Choro” é um vídeo de dança gravado em plano sequência (filmagem em uma única tomada)  pelo Grupo Contemporâneo de Dança Livre, no bairro La Candelária, em Bogotá. 

Durante a turnê do grupo pela Colômbia, os dançarinos se revezaram nas funções de dançar e gravar, transmitindo ao público as sensações de percorrer a cidade. O vídeo foi exibido em festivais de videodança no Brasil, Colômbia e Paraguai.

Duração: 4’30’’
Classificação: Livre


“Solo_Duo: Espaços InCômodos” com Andrea Anhaia e Kiko Klaus 

Sinopse: Um casal “visita” os cômodos da casa, em tempos de isolamento, observando os espaços como potências disparadoras de imagens, sensações, memórias, insumos para composições sonoras e de movimento. Cada espaço, atravessado pela arte, indica possibilidades diversas de construções dramatúrgicas, onde a história real se confunde com a ficcional/virtual.

Direção: 2019
Duração: 20min
Classificação: Livre

Exibição por meio das mídias: YouTube/IGTV/Facebook

 

08/07 - Quarta-Feira - 12h

Curtas Circuito Cine Clube - 2ª Mostra Audiovisual de Arte do Barreiro - Bruna Finelli

Sinopse: A 2ª Mostra Audiovisual de Arte do Barreiro busca valorizar a produção audiovisual com uma linguagem cada vez mais híbrida e experimental. Confira os curtas-metragens:

“Estranho Animal”, de Arthur B. Senra/2019/ Brasil/5’03’’/Livre
“Unreal”, de Luiz Will Gama/2018/Brasil/ 14’44’’/Livre
“Estamos todos aqui”, de Pedro de Filippis/2019/Portugal/21min/ Livre

Sinopses:

Estranho Animal: Homens sem asas, pássaros sem pés.

Unreal: Como seria se existisse um aplicativo capaz de alterar a nossa realidade durante a capturas de fotos e vídeos para as redes sociais? O que escolheríamos alterar em nossa realidade? A nossa aparência, o local onde tiramos as fotos ou quem sabe o som ambiente? Como saberíamos o que é real ou não? Quais seriam os impactos dessa falsa realidade?

Estamos todos aqui: GIF de 21 minutos, resultado do encontro entre o documentarista Pedro de Filippis com o detento número 70, no presídio de Viana do Castelo, em Portugal.

Exibição por meio das mídias: YouTube
Classificação: Livre
Disponível até: 15/07/2020

 

08/07 - Quarta-Feira - 22h

Vídeo - Territórios Culturais - Slam com Nicoly Alexsandra, Negra Tah Rocha e JoMaKA - Poesia

Sinopse: Confira o desafio de Slam com a participação de Nicoly Alexsandra, coorganizadora da “Batalha do Zilah”, organizadora do Slam “Daqui Pros Cria Aqui Pros Crias”, poetisa  e representante do bairro Zilah Spósito; Negra Tah Rocha, assistente social, compositora e rapper atuante na militância do Movimento Negro regional, representando o bairro Vila Santa Rita; e JoMaKA, artivista, poeta marginal antimanicomial, membro do coletivo Academia TransLiterária e autor do livro “Generalidades ou Passarinho Loque”, representante do bairro São Geraldo.

Exibição por meio das mídias: YouTube/IGTV/Facebook
Classificação: Livre

 

09/07 - Quinta-Feira - 20h

Vídeo - Bate-papo "Hip Hop - Lugar de Mulher", com Pimenta - Artes Integradas

Sinopse: “Hip Hop Lugar de Mulher” é um projeto promovido pelo coletivo “Nunca Fui Barbie Crew”, que objetiva combater o machismo estrutural oculto e potencializar histórias de mulheres que atuaram e atuam na cultura Hip-hop, por meio de palestras, rodas de conversa, oficinas e mutirões. Confira no bate-papo um pouco mais sobre as mulheres que fizeram a diferença na cultura.

Exibição por meio das mídias:  YouTube/IGTV/Facebook
Duração: 60 minutos
Classificação: Livre

 

09/07 - Quinta-Feira - 22h 

Vídeo - Territórios Culturais - Slam com Julim, Berê Mc e Mc Champa - Poesia

Sinopse: Confira o desafio de Slam com a participação de Julim, cantor e compositor de funk consciente e artista do bairro Lagoinha; Berê Mc, compositora e poetisa, representando o bairro Alto Vera Cruz; e Mc Champa, educador, poeta e compositor da Pampulha.

Exibição por meio das mídias: YouTube/IGTV/Facebook
Classificação: Livre

 

10/07 - Sexta-Feira - 22h

Vídeo - Territórios Culturais - Slam com Monge Mc, Bruxa e Du Gordo - Poesia

Sinopse: Confira o desafio de Slam com a participação de Monge Mc, arte-educador, produtor cultural e artista do bairro Padre Eustáquio; Bruxa, compositora e poetisa marginal, representando o bairro Alto Vera Cruz; e Du Gordo, mestre de cerimônias de batalhas freestyle, poeta e compositor do Alto Vera Cruz.

Exibição por meio das mídias: YouTube/IGTV/Facebook
Classificação: Livre

 

11/07 - Sábado - 10h

Vídeo + Exposição Virtual - "Ateliê que é quarto, Casa", com Pedro Neves e Julianismo

Sinopse: "Ateliê que é quarto, Casa" é uma residência artística online compartilhada entre os artistas Pedro Neves e Julianismo. Conheça os processos criativos de cada um, suas pinturas, vivências cotidianas, poesia, música e suas impressões sobre como é produzir arte em tempos de pandemia. Além da exibição do vídeo no YouTube da Fundação Municipal de Cultura, confira a exposição de pinturas dos artistas no Instagram do Circuito. 

Pedro Neves é morador do Morro das Pedras e seu trabalho representa o cotidiano do povo brasileiro, sua cultura e costumes. 

Julianismo é artista plástica e musicista de Belo Horizonte e seu trabalho busca retratar pessoas próximas da artista, pelo caminho do afeto e auto-retratos, aprimorando a observação.

Exibição por meio das mídias:  YouTube/Instagram
Classificação: Livre

 

12/07 -Domingo - 11h

Vídeo - Territórios Culturais - “Histórias de Alimentar a Alma” - Episódio 1 

Sinopse: "Territórios Culturais" é um projeto que visa ampliar as ações do Circuito Municipal de Cultura nas nove regionais de Belo Horizonte. As ações foram criadas a partir da escuta realizada nos grupos de mobilização nesses territórios e promovem a valorização dos artistas locais nas mais variadas linguagens contemporâneas e tradicionais e estimulam o diálogo geracional reconhecendo, interagindo e integrando culturas territoriais. 

“Histórias de Alimentar a Alma” é mais uma das ações que compõe o Projeto. A vida do mineiro gira em torno da mesa, dos quitutes, do biscoitinho caseiro, do café quentinho. Conhece uma receita deliciosa e fácil de fazer em casa? Então essa série é pra você. O Circuito vai convidar dez moradores representativos de diversas regionais de Belo Horizonte para mostrar as tradições locais, dar dicas sobre as propriedades nutricionais dos alimentos, mostrando a diversidade de sabores e histórias, laços entre afetividade e tradição com as receitas apresentadas. 

Confira o primeiro episódio com Ana Maria Silva, moradora do bairro União, que estuda e trabalha com ervas presentes na cultura africana. Conheça sua receita de quentão de ervas sem álcool.

Exibição por meio das mídias: YouTube/IGTV/Facebook
Classificação: Livre

 

12/07 - Domingo - 17h

Vídeo - Show "Cantador de Histórias”, com Bilora - Cultura Popular

Sinopse: O espetáculo interativo de viola caipira e voz do violeiro, cantor e compositor Bilora une dois elementos artísticos: a música e a literatura. Além de apresentar seu trabalho musical de cultura popular, Bilora aproveita para contar alguns causos de seu livro recém-publicado: “Certa Feita... Causos do Vale do Mucuri”.

Exibição por meio das mídias: YouTube/IGTV/Facebook
Classificação: Livre

 

12/07 - Domingo - 18h

Vídeo - Show "Ser(Tão) Infinito”, com Wilson Dias - Cultura Popular

Sinopse: Wilson Dias é um expressivo exemplo da cultura mineira. Ele não é só um violeiro, mas um violeiro-poeta que canta “coisas e causos” que compõem a identidade do verdadeiro mineiro. Nesse show, Wilson Dias apresenta músicas que compôs no período de isolamento social, com a participação de seu filho, Wallace Gomes, no violão, que está seguindo a força de seu carisma e exemplo, dividindo com ele os desafios e as alegrias do palco.

Exibição por meio das mídias: YouTube/IGTV/Facebook
Classificação: Livre

Acompanhe  a programação completa no site do Circuito www.circuitomunicipaldecultura.com.br