O FIQ BH - 2024

Content Builder

 

 

A Prefeitura de Belo Horizonte, em parceria com o Instituto Periférico, realiza a 12ª edição do Festival Internacional de Quadrinhos de Belo Horizonte - FIQ BH, que acontece de 22 a 26 de maio, no Minascentro. Criado em 1999, o FIQ BH tem desempenhado um papel fundamental no processo de valorização e crescimento dos quadrinhos no Brasil. Reconhecido como o maior evento do gênero na América Latina, o Festival é uma referência essencial para quadrinistas e público em geral, apresentando um panorama da produção contemporânea de quadrinhos no mundo e facilitando o intercâmbio entre artistas e editores nacionais e internacionais.

Com periodicidade bienal, o FIQ BH contribui para a democratização do acesso aos bens culturais por meio de uma programação gratuita e acessível, composta por diversas atividades, como mesas de debates, palestras, oficinas, feira de quadrinhos, lançamentos de livros, mostra de filmes, exposições e rodadas de negócios.

A temática desta edição, "Onde cabem os quadrinhos?” provoca reflexões sobre a rica relação histórica entre os quadrinhos e a sociedade, bem como sobre a pluralidade desta linguagem artística, que encontra no Festival uma extensão dessa relação ao promover o acesso à cultura e à arte dos quadrinhos para toda a comunidade.

O FIQ BH é, em última análise, a expressão viva da permanente reinvenção da indústria dos quadrinhos. É ponto de cultura e encontro social, resistência cultural que preserva a tradição e apresenta novas tendências. Além disso, é o guardião da memória afetiva e das conexões emocionais da sociedade com o universo dos quadrinhos, e um espaço de conhecimento, inclusão e acesso à informação.

 

AMMA [BA]

 

Mariamma Fonseca, carinhosamente conhecida como Amma, é co-curadora do FIQ BH 2024, ao lado de Lucas Ed.. Nascida em Eunápolis (BA) e atualmente estabelecida em Belo Horizonte, Amma é ilustradora e jornalista.

Sua trajetória é marcada por realizações diversas, como a idealização do Lady's Comics, site e coletivo que evoluiu para três encontros nacionais que reforçaram o papel de Amma como uma voz influente no cenário dos quadrinhos no Brasil.

Ao longo de sua carreira, Amma brindou o mundo literário com obras como "Bertha Luz e a Carta da ONU" (indicado a 3 HQMix) e "Meninas", ambas pela editora Veneta, demonstrando sua habilidade em criar narrativas que encantam. Seu talento literário foi reconhecido com o prêmio Jabuti na categoria infantojuvenil pelo inspirador livro "Amigas que se encontram na história (editora Seguinte)".

Em 2022 foi curadora do Festival Internacional de Quadrinhos de Belo Horizonte (FIQ BH) e recebeu o selo de altamente recomendável da FNLIJ pelo livro "Será?". Amma também se dedica a projetos que promovem a cultura dos quadrinhos, como a coordenação de uma gibiteca em sua cidade natal, no interior da Bahia.

 

LUCAS ED. [MG]

 

Negro, oriundo da educação pública e criado nas bordas do bairro Padre Eustáquio em Belo Horizonte/MG, Lucas Ed. é bacharel em Psicologia pela Universidade Federal de Minas Gerais, mestre e atualmente doutorando em Psicologia Social pela mesma instituição.
Sua pesquisa se concentra na interseção da Teoria das Representações Sociais, produção cultural de massa e visualidade. É autor da pesquisa “Para ver a Princesa Amazona - Representações Sociais do feminino em quatro décadas de Mulher-Maravilha” (2014) que aborda a representação social do feminino em histórias em quadrinhos.

Desde 2015, dedica-se também à docência nos campos da Psicologia e Segurança Pública. Entre 2010 e 2022, foi colaborador do site e podcast sobre quadrinhos e cultura pop Melhores do Mundo. Atualmente, Lucas Ed. escreve crônicas e reflexões mensais para o All Inclusive Comics, uma plataforma que aborda uma variedade de temas, incluindo quadrinhos.

Além disso, possui interesse em música, escrita, literatura e histórias em quadrinhos. E, é claro, aprecia boa comida, afinal, ninguém é de ferro!

 

ING LEE [MG]

 

Ing Lee é uma artista coreano-brasileira, surda oralizada, nascida em Belo Horizonte e atualmente residindo em São Paulo. Graduada em Artes Visuais pela UFMG, ingressou no mundo dos quadrinhos e da ilustração em 2018. Sua habilidade artística a levou a ilustrar capas de livros para editoras renomadas como Penguin UK, Rocco e Fósforo, além de ter sido responsável pela ilustração do stand da Companhia das Letras na Bienal do Rio de 2023.
Ing teve sua arte reconhecida internacionalmente, sendo convidada como artista destaque no FIQ 2022 e na Bienal de Quadrinhos de Curitiba em 2020. Entre seus projetos mais recentes estão as webcomics “João Pé-de-feijão” e “Mindeulle”, em colaboração com a plataforma Playground Brasil. Sua primeira HQ solo, “Karaokê Box”, foi publicada pela revista Piauí em 2019.
Além de sua carreira artística, Ing é uma promotora da cultura coreana no Brasil, tendo participado do programa Amigos da Embaixada da Coreia em 2022. Ela é cofundadora do selo editorial O Quiabo e membro do coletivo Mitchossó, na Casa do Povo. Sua versatilidade artística se estende à análise de obras cinematográficas e literárias, além de mentorias para jovens artistas em produção de quadrinhos e processos criativos. Ing também contribuiu como ilustradora para o premiado livro ‘Amêndoas’, de Won-pyung Sohn.

 

 

CONHEÇA OS ARTISTAS

HOMENAGEADOS DESTA EDIÇÃO

 

 

https://www.instagram.com/fiqbh/ https://www.instagram.com/fiqbh/