Virada - 2023 - A Virada

Content Builder

Programação gratuita reúne cultura, esportes, gastronomia e intervenções urbanas

Viver o Centro e redescobrir a Cidade. Este é o convite da Virada Cultural 2023 para o público vivenciar as múltiplas possibilidades que Belo Horizonte vai oferecer a partir de uma rica programação gratuita envolvendo cultura, entretenimento, esportes, gastronomia e intervenções urbanas.

 

Com o tema "Virada Cultural de Todo Mundo", a 8ª edição será realizada pela Prefeitura de Belo Horizonte, em parceria com o Instituto João Ayres, selecionado por meio de chamamento público, que celebra a união do Poder Público e da Organização da Sociedade Civil (OSC).

 

O evento acontecerá nos dias 19 e 20 de agosto e se integra ao programa da PBH "Centro de Todo Mundo”, que busca qualificar a região central aumentando as oportunidades de moradia, trabalho e lazer. Iniciativa da Secretaria Municipal de Cultura e da Fundação Municipal de Cultura, com a parceria cultural do Sesc, a “Virada Cultural de Todo Mundo” contará com mais de 260 atrações no centro da cidade.

 

Serão 24 horas dedicadas às mais diversas linguagens artísticas e culturais, como: música, artes cênicas, artes visuais, audiovisual, jogos, lazer, tecnologia, bem-estar e saúde, cultura popular, gastronomia, literatura, moda, intervenções e instalações urbanas, entre outras.

 

Este ano, a programação da Virada Cultural tem como base cinco pilares: Patrimônio, na valorização dos bens tombados, paisagem urbana e bens imateriais; Sustentabilidade, com ações ambientais, reciclagem e fomento à economia local; Vivência, com uma nova forma de circular pelo Centro da capital a pé; Diversidade e inclusão, com ações e atividades que atendam a públicos diversos e que contemplem as pessoas em suas singularidades.

 

Desde 2013, já foram realizadas sete edições da Virada Cultural, que somam a participação, aproximadamente, de 20 mil artistas e profissionais da cultura e mais de 3.000 atrações, alcançando um público de mais de 2,5 milhões de pessoas.


24 HORAS DE 

PROGRAMAÇÃO GRATUITA


ACOMPANHE TUDO 

SOBRE A VIRADA

 


VIRADÃO

GASTRONOMICO