Circuito Municipal de Cultura anuncia selecionados da Batalha de Danças Urbanas - 2ª edição
O Circuito Municipal de Cultura anuncia nesta segunda-feira, 1 de novembro, os oito selecionados para a segunda edição da Batalha de Danças Urbanas, que será transmitida de forma virtual, pelas redes sociais, durante o mês de novembro.
A Batalha de Danças Urbanas é realizada pela Prefeitura de Belo Horizonte, por meio da Secretaria Municipal de Cultura (SMC) e da Fundação Municipal de Cultura (FMC), em parceria com o Centro de Intercâmbio e Referência Cultural (CIRC) e com o Centro de Referência da Dança da Fundação Municipal de Cultura (CRDançaBH). A ação tem como objetivo estreitar os laços do projeto com dançarinos e dançarinas da cidade, dar a eles mais visibilidade e apresentar ao público os diversos estilos existentes dentro da categoria.
Nesta segunda seleção, foram escolhidos oito dançarinos e dançarinas, que serão convidados a gravar vídeos dançando no espaço do Teatro Espanca, com imagens captadas e editadas pelo Circuito, que fornecerá técnicos, equipamentos e equipe audiovisual profissional. Todos os envolvidos na gravação seguirão os protocolos sanitários vigentes na cidade durante as filmagens, a fim de garantir a prevenção ao contágio da Covid-19. Os vídeos dessas apresentações serão publicados no YouTube da Fundação Municipal de Cultura.
A partir daí, serão duas eliminatórias, decididas por voto popular: ganha quem tiver o maior número de curtidas no vídeo do YouTube ao final do prazo de votação. Na semifinal, nos dias 6, 7 e 8 de novembro (até às 10h), entre os oito participantes, serão selecionados como finalistas os quatro vídeos mais votados. Depois, nos dias 12, 13 e 14 de novembro (até às 10h), novos vídeos entram no ar para votação e, entre os quatro finalistas, aquele que tiver mais curtidas levará o troféu de vencedor da Batalha de Danças Urbanas - 2ª edição. O nome será revelado no dia 14.
O vencedor e os outros três finalistas receberão um prêmio em dinheiro como forma de incentivo à produção cultural, fortemente impactada em razão do necessário distanciamento social para a contenção da pandemia da Covid-19. Os resultados serão publicados no site do Circuito Municipal de Cultura e nos stories do Instagram e Facebook. Como parte da ação, o vencedor ou vencedora, se apresenta presencialmente na Programação do Terça da Dança, no dia 16/11, às 19h, no Teatro Marília.
Os selecionados serão contatados pela produção do Circuito Municipal de Cultura para a realização das próximas etapas.
A seleção foi feita a partir dos seguintes critérios: técnica, originalidade/criatividade e musicalidade/interpretação musical. Foi considerada também: a diversidade de regionais a serem atendidas, diversidade de gênero e estilo de dança, bem como na abertura de novas possibilidades para participantes.
O júri foi formado pelo comitê curatorial composto pelos dançarinos Vic Alves e Jéssica Fernanda, representantes da sociedade civil; pela Lola Peroni, representante do Centro de Intercâmbio e Referência Cultural (CIRC); e pelos integrantes do Centro de Referência da Dança (CRDança) da Fundação Municipal de Cultura, Ramon Paixão e Sartre.
Até o dia 31 de outubro, todos que quiseram participar puderam publicar vídeos dançando em suas páginas pessoais no Instagram e no Facebook, seguindo as orientações do Circuito para as inscrições.
Conheça os selecionados e selecionadas (em ordem alfabética):
Andre Felipe Grigorio - André Calton
Bianca Aquino Arantes Dornelos
Breno Wiliam Paiva - Brenux
Jéssica de Fátima Dutra Cruz - Jéssica Dutra
Joel Martins Anselmo - Joel Popper
Luiza Vida Schuch
Luiz Fernando Nunes Bernardo - BLACK-A
Thallyta Vitória Gonçalves Coutinho - Thallyta Vitória
O Circuito Municipal de Cultura informa que as candidatas Isabela Gonçalves Rocha e Fabiana Christina dos Santos foram pré-selecionadas a participar da Batalha de Danças Urbanas, mas não configuram na lista final por estarem impossibilitadas de competir. A competição requer a gravação presencial dos vídeos em cada etapa (em local e datas pré-estabelecidas) e a dançarina Isabela Gonçalves Rocha se encontra no exterior no momento das filmagens. Já a dançarina Fabiana Christina dos Santos, no mesmo período, participa como artista convidada da programação do Circuito Hip Hop.
Acompanhe a programação da Batalha de Danças Urbanas - 2ª edição pelo canal da Fundação Municipal de Cultura e pelas páginas do Circuito no Instagram e Facebook.