Teatros Municipais e Centro Cultural Vila Fátima têm programação para as Férias
Foto: Liz Schrickte

Teatros Municipais e Centro Cultural Vila Fátima têm programação para as Férias

Atividades gratuitas acontecem nos Teatros Marília, Francisco Nunes e Espaço Cênico Yoshifumi Yagi/Raul Belém Machado, com espetáculos, atividades com pernas de pau, shows interativos e contação de histórias, entre outras.

Às vésperas das férias escolares, aguardado momento para a diversão da criançada, o Circuito Municipal de Cultura preparou uma programação especial para o período, em projeto coordenado pela Prefeitura de Belo Horizonte, em parceria com o Instituto Odeon. Entre os dias 8 e 25 de julho, o Circuito de Férias nos Teatros promove diversas atividades para as crianças, como shows, espetáculos de dança e artes cênicas, oficinas lúdicas, rodas de leitura e contação de histórias. Os eventos acontecem nos Teatros Marília, Francisco Nunes e Raul Belém Machado, além do Centro Cultural Vila Fátima. Todas as atividades são gratuitas, mediante retirada de ingressos antecipada no site do Sympla.

Nesta edição, o Circuito de Férias nos Teatros aposta na interseção entre o exercício livre da brincadeira e as formas lúdicas de assimilar conhecimento, a partir de projetos que debatem a cultura afro-brasileira e africana, a cultura regional, as manifestações circenses, a história do rock, entre outros temas importantes, conforme explica a presidente da Fundação Municipal de Cultura (FMC), Luciana Rocha Féres. “Vemos no Circuito de Férias mais uma oportunidade de promover e usufruir da diversidade existente nas artes. O universo das brincadeiras, que é um momento lúdico, aproxima as crianças das artes e da cultura. Além disso, a variedade de espetáculos que estamos propondo vai possibilitar uma reflexão sobre temas fundamentais para as crianças e também para os adultos. Essa é uma forma de estimular a união entre brincadeira e aprendizado”.

Nesse sentido, as atividades também estimulam a descoberta de possibilidades artísticas das crianças, ao propiciar que elas tenham contato com os teatros de forma interativa, e não apenas para assistir passivamente um espetáculo. 

Para a secretária Municipal de Cultura, Eliane Parreiras, o Circuito de Férias nos Teatros é uma oportunidade para dar também protagonismo às crianças. “É fundamental aproveitar esses momentos para estimular a criatividade e a curiosidade das crianças pelas artes e pela cultura. Com a programação deste ano, colocamos as crianças no centro de todo o trabalho, propiciando a elas serem protagonistas das atividades. Estamos aproximando as crianças do espaço do teatro, mostrando que este lugar oferece possibilidades diversas para que elas conheçam e descubram o universo artístico”.

TEATRO FRANCISCO NUNES

O pontapé inicial do “Circuito Férias nos Teatros” acontece no Teatro Francisco Nunes. Neste sábado (8), às 11h, o grupo Pigmalião Escultura que Mexe, coletivo de artistas dedicados ao teatro de bonecos, estreia a peça “ELEFANTEATRO”, em apresentação no Foyer. Elefanteatro é um espetáculo de rua, um teatro que caminha junto com o público. Ele é construído de restos de embalagens, restos de um mundo decadente, como uma montanha de resíduos que ganha vida.No mesmo local, haverá uma exposição com os desenhos e aquarelas desenvolvidos durante a construção do espetáculo. A maquete do elefante, seu projeto em tamanho real e de todos os outros personagens deste trabalho estarão em exibição para o público das 12h às 14h. 

No domingo (9), às 10h, o Grupo de Folguedo Boi Rosado realiza, no corredor principal do Parque Municipal, a tradicional Travessia Iluminada do Bumba-Meu-Boi, uma performance em formato de cortejo, ao som de baião, frevo, maracatu e expressões do congado. Após a travessia, os músicos e artistas brincantes se reúnem no Foyer do Teatro Francisco Nunes para interagir com as crianças por meio de cantorias, danças de roda, ciranda e arremedos, tornando lúdico o contato dos jovens com a tradição do Bumba-Meu-Boi.

Na programação musical, o compositor Tom Nascimento também movimenta o palco do Teatro Francisco Nunes no domingo (9), às 11h. O show “Sois África Mirim” mescla músicas autorais do artista mineiro com clássicos da MPB em domínio público. Intercalada às canções, haverá uma série de intervenções dramatúrgicas do artista, com poemas e trechos recitados do seu livro infanto-juvenil “A História do Tambor” (2021). O objetivo é despertar nas crianças o surgimento de afetos, memórias e referências identitárias relacionadas à cultura africana e afro-brasileira.

TEATRO RAUL BELÉM MACHADO

Abrindo a programação do Espaço Cênico Yoshifumi Yagi/Teatro Raul Belém Machado, na quinta-feira (20), às 20h, o tradicional grupo de teatro de bonecos Armatrux encena o musical “Nhoque”. Sob direção de Paula Manata, uma espirituosa banda de bonecos embala o público com hits da música brasileira, e questiona no enredo da peça a função do artista, aproveitando a celebração dos 30 anos de carreira do Armatrux. O repertório com arranjos bem roqueiros é assinado por John Ulhoa (Pato Fu) e Richard Neves, incluindo clássicos de Tim Maia, Vander Lee, Sidney Magal e Evaldo Braga, além de composições próprias. O músico Maurício Tizumba tem participação especial, na voz gravada do boneco Tenório Jackson. “Nhoque” é realizado com recursos captados via Lei Municipal de Incentivo à Cultura (LMIC) de Belo Horizonte.

Dando sequência às atividades musicais, o show “Brincadeira Sonora”, idealizado pelo músico Edu Pio, convida crianças e famílias para uma divertida ciranda no sábado (22), a partir das 15h. A apresentação tem caráter interativo, ao transformar brincadeiras clássicas, como Morto ou Vivo, Estátua e Batata Quente em cantigas infantis, com ritmo salpicado de rock. O show começa com o “Trenzinho Cantante”, conduzido pelo personagem Super Pamp, interpretado por Edu, em uma brincadeira em formato de roda, entoando clássicos do universo infantil, como “Ciranda, Cirandinha” e “Atirei o Pau no Gato”. Aos poucos, as crianças são convidadas a brincarem no universo das canções autorais de Edu Pio, compostas especialmente para o público infantil, como “Minion”, “Lago” e “Trenzinho Coração”.

Também no sábado (22) acontece a contação de histórias, com a abertura da roda de leitura da escritora Sula Mavrudis, a partir das 16h. Diferente do formato tradicional, o projeto de Sula Mavrudis “A Grande Aventura”, escrito em 1992, envolve uma fábula não apenas narrada e encenada, mas revelada às crianças por meio de um livro gigante, composto por brinquedos de verdade, colados nas páginas, possibilitando que os pequenos toquem e manipulem a própria história, tornando mais prático o exercício da fantasia. 

O estímulo à imaginação ganha força com o espetáculo “Encontro de Gigantes”, apresentado no domingo (23), a partir das 10h. A peça concebida pelo grupo Ás de Paus, convidado do estado do Paraná para esta edição do projeto, é direcionada para “crianças de todas as idades”, como os artistas definem o espetáculo, em um convite extensivo às famílias da criançada. Na peça, os atores Camila Feoli, Thunay Tartari e Rogério Costa utilizam as imagens dos gigantes para impulsionar o público a conhecer a história das pernas de pau, utilizadas há milhares de anos pela humanidade, com as mais diversas funções, seja para atravessar terrenos difíceis, coletar frutos, percorrer longas distâncias e até como elemento ritualístico ou como uma brincadeira incorporada pela arte circense, por exemplo.

TEATRO MARÍLIA

Nos dias 22 e 23 é  a vez do Teatro Marília receber as atividades do Circuito Municipal de Cultura com a programação de férias. No sábado, dia 22 de julho, a partir das 16h, haverá a segunda exibição do espetáculo “Encontro de Gigantes”, do grupo Ás de Paus (PR).

No domingo (23), a partir das 15h, o Marília será ocupado por um projeto de contação de histórias que mescla musicalização infantil e pintura facial. A atividade é conduzida pelo pedagogo e arte-educador Lucas Aworan, que tem trabalhos realizados em importantes eventos culturais de Belo Horizonte, como a Virada Cultural, o Festival de Arte Negra (FAN BH) e o Festival Internacional de Corais (FIC).

Fechando a programação, no domingo, às 16h, a multiartista Dagmar Bedê, uma das principais referências da palhaçaria em Minas Gerais, sobe ao palco do Teatro Marília para uma apresentação especial do seu espetáculo solo, “Batalha”. Sob direção de Rafael Bacellar, a artista dá vida à palhaça Titica, que se prepara para uma grande batalha contra suas próprias ruínas. A peça tem divertidas referências ao universo feminino e LGBTQIA+,  incluindo a comunidade drag queen.

CIRCUITO DE FÉRIAS NO CENTRO CULTURAL VILA FÁTIMA

O Circuito Municipal de Cultura leva também sua programação de férias para o Centro Cultural Vila Fátima, que recebe no sábado (29) a Oficina de Malabarismo, a partir das 10h. O músico Edu Pio realiza apresentação especial do show “Brincadeira Sonora”, um espetáculo que transforma clássicas brincadeiras de criança em cantigas cantadas em ritmo de rock. Às 11h, tem African Pop com Mamour Ba. A apresentação, baseada nas tradições africanas, tem como objetivo difundir a alegria do pop africano, sua versatilidade, timbres, sonoridade e sua riqueza rítmica. Com músicas autorais compostas e arranjadas por Mamour Ba, acompanhado de seus filhos Cheik (Bateria-percussão) e Deynaba (Teclados), apresenta uma linguagem própria de investigação ao longo dos anos sobre os ritmos tradicionais do continente africano, fazendo uma fusão entre África e Brasil.

PROGRAMAÇÃO

Todas as atividades do Circuito de Férias nos Teatros têm classificação livre e entrada gratuita. Algumas atrações necessitam de retirada antecipada de ingressos no site do Sympla (detalhamento na programação). 

Os endereços dos Teatros são: 
Teatro Francisco Nunes – Av. Afonso Pena, 1.321, Centro, dentro do Parque Municipal 
Teatro Raul Belém Machado –  Rua Jauá, 80, B. Alípio de Melo 
Teatro Marília – Av. Professor Alfredo Balena, 586, B. Santa Efigênia 
Centro Cultural Vila Fátima – Rua São Miguel Arcanjo, 215, Vila N. S. de Fátima, B. Serra.

Abaixo, a programação completa: 

Teatro Francisco Nunes

Sábado (8/07), às 11h
Pigmalião Escultura que Mexe apresenta o espetáculo “ELEFANTEATRO”
Atividade gratuita e sem necessidade de retirada de ingresso. 

Sábado (8/07), às 12h
Exposição “A Construção do Elefante” do Pigmalião Escultura que Mexe 
Atividade gratuita e sem necessidade de retirada de ingresso.  

Domingo (9/07), às 10h
Espetáculo Travessia Iluminada com o grupo Boi Rosado
Atividade gratuita com retirada de ingresso no sympla.com.br 

Domingo (9/07), às 11h
Show “Sois África Mirim”, de Tom Nascimento
Atividade gratuita com retirada de ingresso no sympla.com.br 

Teatro Raul Belém Machado

Terça-feira (20/07), às 20h
Espetáculo “Nhoque”, do Grupo de Teatro Armatrux
Atividade gratuita com retirada de ingresso no sympla.com.br 


Sábado (22/07), às 15h
Show-espetáculo “Super Pamp”, de Edu Pio
Atividade gratuita com retirada de ingresso no sympla.com.br 

Sábado (22/07), às 16h
Contação de histórias com Sula Mavrudis - “A Grande Aventura”, com livro gigante
Atividade gratuita com retirada de ingresso no sympla.com.br 

Domingo (23/07), às 10h
Espetáculo “Encontro de Gigantes”, do Núcleo Ás de Paus (PA)
Atividade gratuita com retirada de ingresso no sympla.com.br 

Teatro Marília

Sábado (22/07), às 16h
Espetáculo “Encontro de Gigantes”, do Núcleo Ás de Paus (PA)
Atividade gratuita com retirada de ingresso no sympla.com.br 

Domingo (23/07), às 15h
Contação de Histórias, musicalização e pintura facial, com Lucas Aworan
Atividade gratuita com retirada de ingresso no sympla.com.br 

Domingo (23/07), às 16h
Espetáculo “Batalha”, de Dagmar Bedê
Atividade gratuita com retirada de ingresso no sympla.com.br 

Centro Cultural Vila Fátima

Sábado (29/07), às 10h
Show “Brincadeira Sonora”, com Edu Pio
Atividade gratuita e sem necessidade de retirada de ingresso. 

Sábado (29/07), às 11h
African Pop, com Mamour Ba
Atividade gratuita e sem necessidade de retirada de ingresso.