“Terça da Dança” recebe edição do projeto “Hip-Hop em Ação”
Batalha de danças urbanas, MCs e Djs são atrações do evento, que acontece no dia 19 de novembro, às 19h. A apresentação integra a programação do Circuito Municipal de Cultura e celebra o Dia Municipal e a Semana Municipal do Hip-Hop, comemorados em Belo Horizonte.
Belo Horizonte é considerada um dos pólos nacionais do Hip-Hop, manifestação que surgiu na década de 1970 em Nova York (EUA), e tem suas raízes na resistência e transformação social. O movimento está presente na capital mineira desde 1983, ocupando espaços urbanos e dando vozes a artistas, coletivos e agentes sociais. E novembro é especial para a cultura hip-hop na cidade. Neste mês, é celebrado o Dia Municipal do Hip-Hop (dia 12.11) e a Semana Municipal do Hip-Hop (de 12 a 18.11), instituídos por lei. Para festejar as datas, a Prefeitura de Belo Horizonte realiza uma série de atrações. É com essa proposta que o “Terça da Dança”, projeto especial do Teatro Marília, recebe, no dia 19 de novembro, o “Hip-Hop em Ação”, dentro da programação do Circuito Municipal de Cultura. O evento convida artistas da cena Hip-Hop mineira para apresentações abertas ao público, a partir das 19h. Os ingressos são gratuitos e podem ser retirados on-line pelo site da Sympla. Mais informações pelo site do Circuito Municipal de Cultura.
O Circuito Municipal de Cultura é realizado pela Prefeitura de Belo Horizonte, através da Secretaria Municipal de Cultura e da Fundação Municipal de Cultura, em parceria com o Instituto Odeon.
A programação do “Hip-Hop em Ação” acontecerá no saguão do Teatro Marília, com apresentações de MC, roda de dança livre, batalha de Breaking, Popping e Waacking, poket show Locking e discotecagem. Entre as atrações estão: MC Mingau; DJs Eddy Alves e Mano Pim; batalha show de Breaking com B.Boy Faguel e B.Boy Pixa-in; batalha show de Popping com Corinto Popper e Joel Popper; pocket show Locking com Black-A; batalha show de Waacking com Chris Portes e Bianca Boa; e batalha show de Hip Hop Dance com Djessy x Joice.
A festa será comandada pelo diretor e coreógrafo Eduardo Sô, um dos pioneiros na cultura Hip-Hop e na Street Dance em Belo Horizonte, desde 1983. “Já são 41 anos de cultura Hip-Hop no Brasil. Eu presenciei o nascimento do movimento no país e muitas pessoas, na época, achavam que era ‘modinha’. Mas o Hip-Hop se firmou e passou a ser representativo para a nossa cultura como um movimento de resistência e transformação social. Levar um evento como o ‘Hip-Hop em Ação’ para dentro de um teatro como Marília mostra que o Hip-Hop não está vivo apenas na periferia, nas ruas e debaixo dos viadutos, ele está vivo em todos os lugares. O nosso propósito é fortalecer cada vez mais a cultura Hip-Hop, reconhecendo sua contribuição artística, social e cultural para a cidade”, comenta Eduardo Sô, que assina a curadoria artística do “Hip-Hop em Ação”.
Valorização do Hip-Hop
Belo Horizonte consolida seu compromisso com a valorização das culturas urbanas por meio do diálogo com artistas e produtores culturais e a criação de políticas públicas. A Prefeitura tem trabalhado em um Plano Municipal para o setor com foco nos seguintes eixos: Memória, Mapeamento e Salvaguarda; Fomento artístico e cultural; Formação; Institucionalização e Divulgação. Para resguardar as atividades do Hip-Hop em Belo Horizonte e manter esta política pública como um patrimônio cultural, a PBH instituiu o Fórum Permanente de discussão das políticas públicas do Hip-Hop, com encontros que visam promover o diálogo do poder público com os atores e coletivos da Cultura Hip-Hop e das Culturas Urbanas da nossa cidade.
Outro marco recente é a promulgação da Lei Municipal 11.616/2023 que institui o “Programa Municipal de Incentivo à Batalha de Rimas e de MCs, ao Sarau e ao Slam”, reconhecendo essas manifestações como expressões culturais legítimas e valorizando a diversidade artística da cidade. O programa busca descentralizar a política cultural, ampliando o acesso e estimulando a profissionalização dos agentes culturais, incluindo a realização de batalhas de rimas, saraus e slams no calendário oficial da cidade.
Ainda em 2023, por meio do Decreto 18.554, a PBH criou o “Centro de Referência das Culturas Urbanas - Viaduto Santa Tereza”, um espaço dedicado ao fomento das culturas urbanas no coração da capital mineira, que será inaugurado em breve. Situado na Zona Cultural Praça da Estação, o espaço representa um marco no apoio às manifestações artísticas locais, como o hip-hop, o skate e o graffiti, além de outros movimentos culturais do território. A iniciativa da Prefeitura, junto à Secretaria Municipal de Cultura e Fundação Municipal de Cultura, reflete o comprometimento em atender as demandas da sociedade civil, promovendo um espaço de diálogo e intercâmbio contínuo entre os diversos representantes das culturas urbanas.
Ações voltadas para o HIP-HOP realizadas pela PBH
Demonstrando que Belo Horizonte é a Capital Nacional do Hip-Hop, a Prefeitura de Belo Horizonte, por meio da Secretaria e Fundação Municipal de Cultura, tem apoiado a realização de várias atividades da Cultura Hip-Hop na cidade:
- Comemoração dos 50 anos do Hip-Hop no mundo e os 40 anos no Brasil
- Acompanhamento contínuo das reuniões do Fórum do Hip-Hop, por meio da Diretoria de Promoção dos Direitos Culturais, facilitando o diálogo entre a sociedade civil e o poder público
- Realização de rodas de conversas
- Criação de Selo comemorativo para demarcar e evidenciar como a cultura Hip-Hop vem ocupando a cidade
- Apoio às iniciativas do Duelo de MC’s Nacional e ao Palco Hip-Hop
- Inclusão das atividades do Hip-Hop também nos grandes Festivais da cidade: Virada Cultura, Festival de Arte Negra e Festival Internacional de Literatura de Belo Horizonte – Promoção, em parceria o Projeto Arte Em Cores, da pintura de 27 painéis nas 9 Regionais de Belo Horizonte
- Assinatura de Decreto que institui o “Programa Municipal de Incentivo à Batalha de Rimas e de MCs, ao Sarau e ao Slam” e a criação do “Centro de Referência das Culturas Urbanas - Viaduto Santa Tereza”.
- Ações permanentes de apoio ao Hip-Hop e às Culturas Urbanas nos vários equipamentos culturais públicos
- Apoio ao fortalecimento da cadeia produtiva do Hip-Hop e das culturas urbanas, gerando oportunidades e ampliando o acesso e participação na vida cultural da cidade.
Estas iniciativas, entre outras, reforçam o compromisso da Prefeitura de Belo Horizonte com a construção de políticas públicas que reconhecem, preservam e promovem a rica diversidade cultural da cidade.
CIRCUITO MUNICIPAL DE CULTURA
Terça da Dança | “Hip-Hop em Ação”
Quando. Dia 19 de novembro (terça-feira), às 19h
Onde. Teatro Marília - Av. Prof. Alfredo Balena, 586 - Santa Efigênia
Quanto. Os ingressos podem ser retirados on-line neste link
Classificação. Livre
Duração. 3h
Evento com acessibilidade em Libras
Programação - “Hip-Hop em Ação”
19h - abertura com Dj Eddy Alves e Dj Mano Pim
19h às 20h - Cyphers (roda dança livre)
20h às 20h10 - Batalha show de Breaking, com B.Boy Faguel x B.Boy Pixa-in
20h10 às 20h30 - Cyphers (roda dança livre)
20h30 às 20h40 - Batalha show de Popping – Corinto Popper x Joel Popper
20h40 às 20h45 - Pocket Show Locking – Black-A
20h45 às 21h - Cyphers (roda dança livre)
21h às 21h10 - Apresentação Rap MC Magu
21h10 às 21h20 - Batalha show de Waacking, com Chris Portes x Bianca Boa
21h20 às 21h30 - Batalha show de Hip-Hop Dance, com Djessy x Joice
21h30 às 22h - Cyphers (roda dança livre)