Artistas pré-selecionados para a programação 2021 do FAN BH
A Prefeitura de Belo Horizonte, por meio da Secretaria Municipal de Cultura e da Fundação Municipal de Cultura, em parceria com o Centro de Intercâmbio e Referência Cultural (CIRC), divulga a lista de artistas de Belo Horizonte e Região Metropolitana pré-selecionados para o Festival de Arte Negra de Belo Horizonte em 2021. As propostas foram encaminhadas no mês de outubro e representam diversas linguagens artísticas, como a música, literatura, artes visuais, cultura popular, audiovisual e artes cênicas.
As inscrições foram analisadas pela curadoria da 11ª edição do FAN BH, com o olhar de promover construções através de processos criativos colaborativos, unindo linguagens artísticas, gerações, temas e manifestações culturais que resultarão em apresentações.
O evento acontece em dezembro, com todas as atrações gratuitas. A programação completa será divulgada em breve. Neste ano, o FAN BH tem como tema "Muvuca de Pretuntu", que parte das conexões culturais entre Brasil e África, mais especificamente das influências da cultura bantu na formação da identidade brasileira e suas relações com Minas Gerais.
A curadoria do FAN BH é formada pela atriz, cantora e compositora Júlia Tizumba, pelo artista plástico e pesquisador Froiid, e pelo cantor e compositor Sérgio Pererê. O FAN BH, pela primeira vez, terá formato híbrido, reunindo atividades presenciais e virtuais que seguirão todos os protocolos de prevenção à covid-19.
O resultado com os artistas pré-selecionados está disponível abaixo:
- Afroliricas
- Alcione Oliveira
- Alysson Salvador
- Amazonita Agata
- Amora Tito
- Anderson Feliciano
- Andrezza Xavier - 2z
- Azzula
- Babilak Bah
- Black Pio
- Boi Livre
- Cantos do Ori
- Celso Moretti e W Mota
- Coletivo Bantu
- Coral Vozes de Campanhã
- Debora Costa
- Dewson Mascote
- Dj A Coisa
- Dj Bruno Dub
- Dj Eddy Alves
- Dj Fê Lins
- Douglas Din
- Eugenio Clavelles Arredondo
- Evandro Passos
- Galha
- Glaw Nader
- Jeiza da Pele Preta
- Josy.Anne
- Juliana Floriano
- Kiandewame Samba
- Larissa Amorim Borges
- Leonardo Brasilino
- Lira Ribas
- Macondos
- Makamba Brincante
- Manu Ranilla
- Michelle Bernardino
- Monique Camelo
- Pablo Henrique Dias de Freitas
- Pimenta
- Raquel Cabaneco
- Ricardo Campos
- Richard Neves
- Samba da Meia Noite
- Samora N'zinga
- Suellen Sampaio
- Tata Kasulembê
- Wanata Aruanã
- Wilson Dias
Sobre o FAN BH
O Festival de Arte Negra de Belo Horizonte - FAN BH é parte integrante da política pública de cultura do município e é um dos maiores eventos dedicados à arte e à cultura negra na América Latina. Sua primeira edição, em 1995, integrou as celebrações do tricentenário da morte de Zumbi dos Palmares, herói nacional e símbolo da resistência cultural da população negra do Brasil. Na época, o evento movimentou a cidade, que assistiu a ocupação de suas ruas, praças e teatros por artistas oriundos de diversos pontos da África e das diásporas negras.
A partir da segunda edição, em 2003, o FAN BH ganhou caráter permanente, com periodicidade bienal. Da mesma forma, reforçou a sua contribuição enquanto difusor da arte negra no Brasil e a sua fundamental importância para compreensão da origem e a inserção das diversas vertentes das culturas de matrizes africanas. Ao longo de sua trajetória, o Festival tem se consolidado como um importante fórum de encontros entre artistas locais, nacionais e internacionais para compartilhar ideias, procedimentos, perspectivas e técnicas sobre a Arte Negra.
A edição mais recente do FAN BH aconteceu em novembro de 2019 e teve como eixo de reflexão “Território Memória”, articulado às práticas culturais e artísticas negras. A programação da 10ª edição levou 510 artistas a diversos palcos da cidade, sendo 330 de Minas Gerais e 180 de outros 10 estados e países como Alemanha, Gana e Senegal. Foram realizadas 150 atividades, alcançando um público de mais de 25 mil pessoas.