Credenciamento aberto para o FAN Raízes: ato reúne propostas ligadas aos saberes e práticas ancestrais
A Prefeitura de Belo Horizonte, por meio da Fundação Municipal de Cultura, em parceria com o Instituto Periférico, abriu o credenciamento de propostas artísticas e culturais para o FAN Raízes, quarto ato da 13ª edição do Festival de Arte Negra de Belo Horizonte (FAN BH)
O credenciamento tem como objetivo selecionar propostas oriundas dos territórios para compor a programação do FAN Raízes, previsto para ocorrer em março de 2026, com datas e locais a serem divulgados posteriormente. As inscrições são gratuitas e podem ser realizadas por pessoas físicas maiores de 18 anos ou pessoas jurídicas vinculadas aos segmentos contemplados pela chamada.
A seleção é voltada exclusivamente a propostas ligadas a quilombos, tradições da cultura afro-brasileira, guardas do Rosário, Congado e Moçambique e grupos de capoeira, reconhecendo práticas e expressões da cultura negra ancestral que se constroem a partir dos territórios. As propostas devem valorizar esses saberes e práticas, priorizando sua realização nos próprios territórios de referência ou em seu entorno, em diálogo direto com as comunidades envolvidas.
As inscrições estarão abertas de 16 de janeiro de 2026 até às 23h59 de 25 de janeiro de 2026 e deverão ser feitas por meio de formulário eletrônico disponível neste LINK (https://forms.gle/Q2C7c5uu5yDBhknE7), após a leitura do REGULAMENTO (https://tinyurl.com/fanraizes). Cada proponente poderá inscrever uma ou mais propostas, porém apenas uma proposta por proponente poderá ser selecionada. A inscrição não garante automaticamente a participação na programação do festival.
As propostas inscritas serão analisadas por uma Comissão de Avaliação, que levará em consideração a trajetória do proponente, observando a experiência, a continuidade de atuação e a relação entre sua trajetória e a proposta apresentada, especialmente no que diz respeito à contribuição para a cultura negra e os territórios culturais. Também será avaliado
o alinhamento com a etapa FAN Raízes, considerando o diálogo com ancestralidade, território, memória e construção coletiva, além da clareza da proposta.
Outro critério importante é a contribuição sociocultural, a partir do impacto cultural e social da proposta para as comunidades e territórios, com potencial de fortalecimento da identidade e da memória negra. A comissão também observará o compromisso com diversidade e inclusão, incluindo ações de acessibilidade e atuação junto a grupos e territórios historicamente sub-representados.
Serão selecionadas, no mínimo, dez propostas, com prioridade para o atendimento das dez Regionais Administrativas de Belo Horizonte, reforçando o caráter territorial e descentralizado do FAN Raízes. A relação das propostas pré-selecionadas será publicada, na primeira quinzena de fevereiro de 2026, aqui no site oficial do festival.
Dúvidas e solicitações de esclarecimento podem ser encaminhadas para o e-mail faleconosco@institutoperiferico.org ou pelo WhatsApp (31) 97249-2318.
