Inscrições abertas para a Rodada de Negócios
Nos dias 09 e 10/11, de 9h às 12h, acontecerá no Memorial Minas Gerais Vale, a Rodada de Negócios do FIT BH 2022.
Programadores nacionais e internacionais encontrarão com produtores, coletivos e grupos de artes cênicas locais, que fazem ou não parte da grade de apresentações desta Edição. A iniciativa é uma oportunidade de partilha, troca e futuras parcerias.
Como funciona a rodada?
Cada inscrito terá, em média, 10 a 15 minutos com cada programador selecionado. A duração da conversa poderá variar dependendo da quantidade total de inscritos e programadores selecionados. Haverá um pequeno intervalo entre as rodadas.
Os agendamentos serão distribuídos nos dias 9 e 10/11/22 (quarta e quinta-feira), entre 9 e 12h, de acordo com as informações fornecidas no formulário de inscrições. A equipe de produção da Rodada de Negócios entrará em contato para confirmar as datas e respectivos horários.
Conheça um pouco mais dos programadores confirmados:
NACIONAIS:
• Alaor Rosa - Festival Internacional de Teatro de Brasília (DF)
Ator, Produtor e Curador. Diretor Artístico da Arteviva Produções desde 1987. Em 2021 criou e realizou a primeira edição do Travessia – Festival Internacional de Artes Performáticas. Produtor do Cena Contemporânea - Festival Internacional de Teatro de Brasília, há mais de 20 anos. Realiza os projetos continuados da Mostra de Interpretes Criadores - Cia Alaya Dança (oito edições); Hilaridade Fatal - Festival do Bom Humor Brasileiro (três edições).
• Alessandra Perrechil - SESC-SP (SP)
Jornalista e fotógrafa, trabalha desde 2010 com programação em artes cênicas no Sesc São Paulo. Realizou assistência para a programação no Festival Internacional de Rio Preto de 2018, e coordenação de espaço no Mirada – Festival Ibero-Americano de Artes Cênicas de Santos de 2014 e 2022. Trabalhou na Cooperativa Paulista de Teatro e ainda integrou as equipes da Revista Bacante, Camarim, Viração e Revista de Cinema. Integrou as companhias teatrais II Trupe de Choque e Sagomadarrea. Atualmente, dentro do Sesc São Paulo, faz parte da equipe do Centro de Pesquisa Teatral – CPT.
• Celso Curi - RESIDE/FIT Pernambuco (PE)
Produtor, gestor cultural, tradutor e jornalista. Desde 1968 atua na área cultural. Diretor da OFF Produções Culturais. Criador e Editor do “OFF Guia de Teatro SP e RJ” (desde 1996). Criador da “Coluna do Meio” – primeira coluna diária direcionada ao público LGBTQIA+ da grande imprensa brasileira, publicada na edição paulistana do Jornal Última Hora (1976 a 1979). Criador do Espaço OFF – espaço destinado a apresentações teatrais e musicais (1979 a 1993). Diretor da Oficina Cultural Oswald de Andrade – Secretaria de Estado da Cultura de SP (2013 a 2015). Presidente da APCA – Associação Paulista de Críticos de Artes (2018 a 2021). Curador do FIT / Recife - Reside (desde 2018). Membro do Movimento Artigo Quinto.
• Fernando Zugno - MIAC Brasil (RS)
Graduado em teatro pelo Teatro Escola de Porto Alegre – TEPA – em novembro de 2005; Graduado em Comunicação Social, especialização em jornalismo, pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul – PUCRS – em agosto de 2010.
Desde 2006 é produtor do festival internacional de artes cênicas, Porto Alegre em Cena, pro qual faz a programação desde 2012 e do qual é diretor desde 2017. De 2017 a 2020 foi coordenador de Artes Cênicas da Secretaria Municipal da Cultura de Porto Alegre.
Nos últimos anos participou de festivais, seminários e reuniões na Alemanha, França, Espanha, Reino Unido, Australia, Peru, Chile, Argentina, Colômbia e Estados Unidos. Em 2020 concebeu a revista de arte anual Corpo Futuro da qual é editor chefe e curador. A Corpo Futuro já está na sua 3a edição.
Em 2022 idealizou e dirigiu a MIAC e hoje é diretor da empresa de produção artística e cultural Canard Produções.
• Filipe Maciel - Pesquisador e Programador/ Peçanha (MG)
Mestre em Estudos Rurais (UFVJM), Agrônomo (UNIFENAS) e Artista Plástico. Com experiência em estudos de identidade e cultura de povos tradicionais com ênfase quilombola numa perspectiva antropológica. Atualmente é Subsecretário Municipal de Cultura, Turismo e Patrimônio Cultural de Peçanha-MG sendo também diretor do Museu Histórico de Peçanha e gestor da Casa de Cultura do município.
• Giovana Soar - Festival de Teatro de Curitiba (PR)
Atriz, diretora e tradutora de teatro formada pela PUC/PR, e licenciada e mestra em teatro pela Paris III - Sorbonne Nouvelle. Desde 2003, colabora em diversas funções, com companhia brasileira de teatro. É Diretora Artística da Mostra Novos Repertórios, mostra de teatro da cidade de Curitiba. Foi curadora e coordenadora da Mostra Interlocuções, do Festival de Curitiba desde 2017, onde a partir de 2023 integrará a equipe de curadoria da Mostra dos espetáculos.
• Guilherme Marques - MITsp (SP)
Idealizador e diretor geral da MITsp. Produtor, gestor cultural e ator, é diretor-geral e idealizador do Centro Internacional de Teatro Ecum – CIT Ecum, Coordenador-geral do Encontro Mundial das Artes Cênicas (ECUM) e do Centro Internacional de Pesquisa sobre a Formação em Artes Cênicas. Fez coordenação, produção e/ou consultoria artística para diversos festivais artísticos nacionais e internacionais, entre eles: Festival Internacional de Teatro Palco & Rua de Belo Horizonte (FIT/BH); Festival Internacional de Dança de Belo Horizonte (FID); 1ª Bienal Internacional de Grafite de Belo Horizonte; Festival de Arte Negra de Belo Horizonte (FAN); Festival Internacional de Teatro do Mercosul (Argentina); Festival Internacional de Teatro de Caracas (Venezuela); Inverno Cultural de São João del Rei; Projeto Imagem dos Povos e Encontro de Artes Cênicas em Araxá.
• Luis Alonso-Aude - FILTE - Festival Latino Americano de Teatro da Bahia (BA)
Doutorando no Programa de Pós-graduação em Artes Cênicas – PPGAC-UFBA. Mestre em Artes Cênicas pelo PPGAC-UFBA.com o nome: "Corpo Zero. Energia e Presença na Construção do Corpo |Teatral", fruto da sua Dissertação de Mestrado.
Diretor Artístico do Festival Internacional Latino-Americano de Teatro da Bahia(FilteBahia). Organiza e traduz a Coleção Dramaturgia Latino-Americana-bilingue (EDUFBA) a Coleção Teoria Teatral Latino-Americana (EDUFU e EDTPI) com dois livros publicados de Ileana Diéguez Caballero (Cenários Liminares e Corpos sem Luto: Iconografias e Teatralidades da dor" . Organizador da Revista especializada em artes cênicas: Boca de Cena. Coordenador do Colóquio Internacional Cênico da Bahia em parceria com o PPGACUFBA. Diretor do grupo de pesquisa em artes: Oco Teatro Laboratório. Tem ministrado palestras, participado como ator e diretor teatral em festivais, universidades e eventos relacionados às artes cênicas em América Latina, Estados Unidos, Europa e Reino Unido. Diretor Artístico do FilteBahia (Festival Latino-Americano de Teatro da Bahia).Coordenador do NORTEA (Núcleo de Laboratórios Teatrais do Nordeste).
• Carol Fescina - SESC MG
Carol Fescina é formada em Direção Teatral pela UFOP, especialista em Gestão Cultural Contemporânea pelo Itaú Cultural / Instituto Singularidades e em Processos Criativos pela PUC Minas. Atua na cena mineira como gestora cultural, curadora e articuladora nas artes cênicas há 15 anos. Desde 2012 faz parte da equipe do Sesc em Minas, onde é Coordenadora Cultural na Gerência de Cultura e onde por 7 anos atuou como curadora do Palco Giratório, projeto gerido pela Rede Sesc de Artes Cênicas e o Sesc Nacional. Como curadora integra também a equipe do FENAPI (Festival Nacional de Arte para as Infâncias) e coordenou em 2022 a equipe de curadoria da primeira edição da Mostra Curió, realizações da Cia. Insensata. Há dois anos atua como colaboradora na Companhia de Teatro Toda Deseo, além de integrar pontualmente a equipe de outros projetos como mediadora, oficineira, debatedora, jurada e curadora.
INTERNACIONAIS:
• Ana Carolina Ávila - Bienal de Dança de Bogotá (Colômbia)
Mestre em artes cênicas com ênfase em dança, mestre em estética e história da arte. Desenvolve metodologias para ensinar e documentar práticas de dança com comunidades urbanas e rurais vulneráveis em diferentes territórios afetados pelo conflito armado. Atualmente colabora com a redação do Plano Nacional de Dança 2022 - 2032 para o Ministério da Cultura, colabora com o Instituto Colombiano de Antropologia e História em pesquisas para museografias, faz parte do comitê curatorial da VI Bienal Internacional de Dança de Cali.
• Claudia Echeñique - Santiago a Mil (Chile)
Atriz (PUC), Diretora Teatral (PUC), Mestre em Pensamento Contemporâneo (UDP) Doutora em Artes (UNICAMP), desenvolveu-se como diretora teatral, com mais de trinta obras, no Chile e no Brasil. Dirige o Colectivo "Obras Públicas", companhia dedicada ao teatro de rua e Shakespeare &CO. especializada em atualizar as obras de Shakespeare sobre el Teatro Móvil Magdalena.
É acadêmica da Universidade Católica, especializada em direção, teatro clássico, teatro contemporâneo e teatro em espaços públicos. Participa do grupo La Internacional Inventos, sediado no Brasil, realizando coproduções latino-americanas. Desenvolveu um trabalho sustentado na área de pesquisa teatral, estudando a história da dramaturgia chilena, a direção do teatro ritual. Desenvolve pesquisa que relaciona a dramaturgia de Shakespeare e sua contribuição para a construção dos Direitos Humanos e está trabalhando na terceira parte de uma trilogia de sua autoria sobre a violência. Ela é a criadora do formato híbrido Perfoconferencia, que reúne conferência e performance. Claudia é membro do conselho assessor do Festival Santiago a Mil.