Expofavela
Mari Lopes

Prefeitura de Belo Horizonte e Instituto Periférico em parceria com Expo Favela

A Prefeitura de Belo Horizonte (PBH) e o Instituto Periférico são parceiros da Expo Favela, edição Minas, que promove uma feira de negócios entre empreendedores e startups de periferias, pela primeira vez no estado, nos dias 15 e 16 de setembro, no SEBRAE Minas. Esta parceria prevê a participação da Secretária Municipal de Cultura, Eliane Parreiras, em painel de discussão e reflexão sobre Cultura como desenvolvimento social e, também, a realização do Festival Literário Internacional de Belo Horizonte – FLI BH, junto com o Instituto Periférico, que no Expo Favela promove a atração do Festival que recebeu o nome de “Favela Literária 5º FLI BH”. Realizado bienalmente, o FLI BH promoverá novas atividades até o mês de novembro.

Estas ações da PBH buscam ampliar o protagonismo de vozes periféricas, além de promover a literatura e a produção literária das favelas do município e do estado com painéis de discussão, apresentações de escritores, lançamento e comercialização de livros e sessões de autógrafos. Esta ação reforça ainda a presença da política pública da Prefeitura de Belo Horizonte para o setor literário, que está em consonância com a Expo Favela ao promover o encontro de vozes diversas, ideias transformadoras e ações formativas.  

Com o tema: “A cultura como ferramenta e a inquietude como instrumento transformador, formando jovens como protagonistas do seu território pro mundo”, a Secretária Eliane Parreiras participa de bate-papo que também terá a participação do cantor, compositor e rapper mineiro, Renegado, do presidente da Central Única das Favelas, Cufa África, Herve Boyomo, e com mediação da Secretária Municipal de Cultura de São Paulo, Aline Torres.

A Secretária Eliane Parreiras, celebra essa parceria. "A Expo Favela é uma iniciativa que recebeu todo o apoio do Prefeito Fuad Noman, e vem dando visibilidade a empreendedores das periferias em todas as cidades onde é realizada. Para a Prefeitura de Belo Horizonte, marcar presença em um Painel de discussões sobre Cultura e desenvolvimento social voltado para os jovens e a inclusão da 'Favela Literária 5º FLI BH' na programação do evento potencializa ainda mais a relevância das políticas públicas. A programação será diversificada, desde atividades sobre como empreender na literatura, passando por escritores e suas propostas, até painéis que abordarão produtos para além dos livros, como cursos e slams, entre outros", ressalta.

A presidente da Fundação Municipal de Cultura, Luciana Féres, também comemora a parceria: "Durante todas as edições do FLI a Fundação sempre realçou o protagonismo das vozes periféricas na programação, uma premissa das nossas políticas culturais que vai ao encontro da proposta da Expo Favela. Promover a cadeia econômica do livro, da leitura e da biblioteca é um dos nossos objetivos e é valiosa para ampliar ainda mais o alcance dos públicos para os dois eventos", complementa.

Segundo a diretora do Instituto Periférico, Gabriela Santoro, “A programação do FLI BH tem convergência com a temática da Expo Favela, de um olhar de acolhimento da periferia tanto em relação ao público, quanto como pauta de interesse do Festival. Também os artistas têm mais visibilidade e são notados por grandes editoras. Então, é uma parceria que olha para a mesma direção”, ressalta.

Nos dois dias do Expo Favela, a programação da “Favela Literária 5º FLI BH” será organizada em torno de seis painéis, com mediação da pesquisadora e editora Cecília Castro, além sessões de autógrafo de escritoras e escritores que lançam seus livros. O evento contempla também palestras, workshops, exposições, rodadas de negócios, pitches de startups, mentorias, debates, cursos, shows, filmes, desfiles e muitas outras iniciativas criadas por moradores de favelas de Belo Horizonte e Região Metropolitana. 

Com essa união de forças entre a PBH e a Expo Favela, o FLI BH reforça a sua missão que perpassa todas as edições do evento por meio da literatura, dos livros e bibliotecas, na busca constante por uma sociedade mais igualitária, empática e transformadora. Ao promover inclusão, reflexão e ação, o FLI BH reúne vozes literárias, artísticas, científicas e políticas.

Ações descentralizadas do FLI BH

Desde sua criação em 2015, o FLI BH tem como um de seus objetivos a realização de ações descentralizadas pela cidade. Com uma rede de 22 bibliotecas da Secretaria Municipal de Cultura e da Fundação Municipal de Cultura, localizadas nos Centros Culturais, vilas, comunidades e bairros periféricos de Belo Horizonte - e de outras localidades, as atividades ampliam a capacidade do Festival de atingir um público diverso e contribui para a formação de leitores. 

Uma programação especial é preparada para acontecer nas semanas que antecedem o Festival e consistem em oficinas de leitura e escrita, de quadrinhos, leituras compartilhadas, saraus, contação de histórias, debates, palestras, mostras de cinema, encontros com professores, bibliotecários e mediadores de leitura, além de palestras com escritores, poetas e profissionais ligados à leitura e literatura. Entre as ações já realizadas, destacam-se atividades como: Sarau Lá da Favelinha, Sarau das Manas, Slams, mesas temáticas sobre a literatura e escrita das periferias, entre outras.

PROGRAMAÇÃO 

 

  • PAINEL DE DEBATES

 

Local: Auditório 01 – Sebrae Minas

Tema: A cultura como ferramenta e a inquietude como instrumento transformador, formando jovens como protagonistas do seu território pro mundo.

Debatedores: Eliane Parreiras – Secretaria Municipal de Cultura de BH; Herve Boyomo, presidente da Central Única das Favelas, Cufa África; Renegado, cantor, compositor e rapper; e Aline Torres - Secretária de Cultura de SP, como mediadora.

Data: 16 de setembro de 2023

Horário: 13h25 às 13h55

  • FAVELA LITERÁRIA 5º FLI BH

 

15/9, sexta-feira:

 - 11h: painel: Da periferia para a literatura, o cinema e a TV, com Alessandro Buzo 

- 13h30: Lançamento dos livros: O viajante cinzento, Uma visita inesperada, Aurora e Patos selvagens, de Samuel Medina

- 14h: Lançamento do livro: Saúde emocional: um olhar para a infância, de Marina Tanilys Martins Gonçalves

- 14h30: Lançamento do livro: O poder da gestão do tempo, de Elaine Rodrigues e Kívia Dionízio / Ambiente de Mãe

- 15h: painel com bibliotecas comunitárias / Rede Sou de Minas, uai! / Maurício Paiva (promoção do empreendedorismo social no segmento livro e leitura)

- 16h: painel com Thamara Selva (circulação de livros e de expressões artísticas em diálogo com a literatura)

 

16/9, sábado:

 - 11h: Gabriela Fernandes

- 11h30: Lançamento do livro “Nasci aos 40”, de Valquíria Barbosa

- 12h: Lançamento do livro Muquiá: sussurros de uma mãe Preta, de Aninha Torres

- 12h30: Edna Barbosa

- 13h: Afroascendentes, de Tiago Antônio dos Santos

- 13h30: Do Carvão ao Diamante - tudo que você precisa para cuidar sozinha do próprio negócio, de Lucas Veríssimo

- 14h: painel “Eu Faço o meu mercado”, com Dalva Maria Soares (escrita, publicação e comercialização livros de forma quase independente)

- 15h: painel Vozes fora do eixo: escritores periféricos e a edição literária não comercial, com Karine Bassi

- 16h: painel “Empreendedorismo e autorrepresentação na poesia falada dos saraus e slams”, com Rogério Coelho (construção de produtos literários que extrapolem os livros, como saraus, slams, cursos...)

- Mediadora única para todos os painéis: Cecília Castro (Editora Luas)

 

SERVIÇO

Expo Favela Minas – Edição Minas

Data do evento: dias 15 e 16 de setembro de 2023

Local: SEBRAE Minas - Belo Horizonte (Av. Barão Homem de Melo, 329)

Ingressos: Expo Favela - Minas Gerais

Valores: de R$ 7,50 a R$ 30,00 (sem taxa)

Mais informações: www.instagram.com/expofavelaminas

https://www.instagram.com/flibhoficial/

http://portalbelohorizonte.com.br/fli 

l