Circuito Municipal de Cultura abre cadastramento de propostas artísticas
Inscrições vão até 5 de novembro e contemplam linguagens como artes cênicas, audiovisual, cultura popular, artes visuais, música e literatura; interessados devem morar em Belo Horizonte ou na Região Metropolitana e preencher formulário on-line.
Estão abertas as inscrições para o cadastramento de propostas artísticas e culturais para a nova etapa do Circuito Municipal de Cultura, cuja programação se desdobra até dezembro de 2026. As inscrições podem ser feitas por artistas de Belo Horizonte e Região Metropolitana até às 23h59 do dia 5 de novembro, terça-feira, por meio do formulário on-line disponível neste link.
Mais informações podem ser encontradas no Instagram do Circuito Municipal de Cultura, projeto realizado pela Prefeitura de Belo Horizonte (PBH), por meio da Secretaria Municipal de Cultura e da Fundação Municipal de Cultura, em parceria com o Instituto Odeon.
Neste primeiro chamamento público, serão selecionadas propostas de diferentes linguagens - tais como artes cênicas, audiovisual, cultura popular, artes visuais, música e literatura. As atrações selecionadas poderão integrar a programação dos 17 Centros Culturais Municipais da capital, além de agendas contínuas de projetos especiais como “Música de Domingo”, que acontece no Teatro Francisco Nunes; “Terça da Dança”, realizado no Teatro Marília; “Quinta do Raul”, iniciativa que ocupa o Espaço Cênico Yoshifumi Yagi/Teatro Raul Belém Machado; ou “Circuito Cine Santê”, no Cine Santa Tereza.
Esta nova etapa do Circuito Municipal de Cultura solidifica a programação de atividades presenciais, passada a pandemia da Covid-19 e seus impactos no setor cultural brasileiro. Na última e potente etapa, quando foram cadastradas 899 ações, o projeto realizou ao todo 222 atividades, que movimentaram um público estimado de quase 46 mil pessoas. Foram contratados nesse período aproximadamente 1.500 profissionais, entre artistas e agentes da cadeia produtiva da cultura, com maior destaque para fornecedores de Belo Horizonte e da Região Metropolitana.
As atrações para esta nova etapa do Circuito Municipal de Cultura serão selecionadas a partir de critérios como: descentralização das atrações de modo a atender às nove Regionais da PBH; diversidade de linguagens artísticas; abrangência de público; qualidade artística; representatividade do trabalho para o setor ou para a comunidade onde atuam; originalidade e viabilidade da proposta dentro da programação. As propostas serão analisadas por uma comissão paritária, composta por membros da sociedade civil e do poder público.
SERVIÇO | CIRCUITO MUNICIPAL DE CULTURA
Cadastramento de propostas artísticas e culturais para 2023 / 2024
Quando. De 13 de setembro a 30 de setembro
Como. Pelo formulário on-line neste link
Mais. Outras informações no site do Circuito Municipal de Cultura