Com o conceito “Cultura Vibra, Viva, Vira”, a Virada Cultural de Belo Horizonte 2021 exibiu, nos dias 16 e 17 de outubro de 2021, 24 horas ininterruptas de atrações pré-gravadas e ao vivo, contribuindo para a retomada da cadeia produtiva cultural da capital mineira.
Foram nove “Viras”, espaços virtuais de transmissão pelo YouTube da Fundação Municipal de Cultura — Vira Estação, Vira Praça Sete, Vira Guaicurus, Vira Bem, Vira e Faz, Vira Pipoca, Vira Saia, Vira Geek e Vira Virou –, além de atrações apresentadas no site oficial do evento.
A Virada Cultural tem orgulho de ser um espaço no qual as expressões e manifestações de Belo Horizonte se encontram e provocam uma verdadeira explosão artística e cultural.
A programação seguiu todos os protocolos de prevenção à Covid-19 vigentes em Belo Horizonte, com todo o conteúdo disponibilizado na web durante as intensas e aguardadas 24 horas do evento. Além disso, em parceria com o laboratório Hermes Pardini, todas as pessoas que participaram das filmagens foram testadas para o vírus e tiveram resultado negativo.
As inscrições foram feitas por meio de formulário disponível no site da PBH e de acordo com o regulamento divulgado. Uma comissão de seleção e um grupo curatorial formado por servidores, gestores e artistas da cultura da cidade analisaram todas as propostas recebidas para selecionar quem vai fazer parte da grade de programação da primeira Virada on-line. Os critérios de seleção foram a relevância da proposta, a adequação técnica e estrutural à Virada e a viabilidade financeira e documental.