Dafne Capella
Dafne Capella

Bolsa Pampulha recebe Rony Maltz, editor-assistente da revista ZUM

A Prefeitura de Belo Horizonte, em parceria com o Viaduto das Artes, promove palestra com Rony Maltz, editor-assistente da Zum, a revista de fotografia do Instituto Moreira Salles (IMS). O encontro integra a programação do “Diálogos MAP” e ocorre no dia 22 de julho, às 14h, no Viaduto das Artes (Avenida Olinto Meireles, 45, Barreiro). Nessa mesma ocasião, o ateliê coletivo que reúne os artistas desta edição do programa Bolsa Pampulha estará aberto para visitação. A entrada é gratuita.

O “Diálogos MAP” consiste em uma programação de atividades presenciais e abertas ao público que integram a 8ª edição do Bolsa Pampulha, iniciativa do Museu de Arte da Pampulha (MAP). Ao longo do programa de residências artísticas, várias palestras, mesas redondas e encontros com artistas e pesquisadores estão sendo realizadas, de forma a incentivar e instigar a produção artística local.

Rony Maltz tem ampla experiência em linguagens visuais e publicações sobre fotografia. “Acredito muito na arte impressa independente e no poder da fotografia em convergência com o formato impresso, o que sigo pesquisando em um doutorado na UFRJ”, diz o fotógrafo. 

Para Janaína Melo, diretora de museus da Fundação Municipal de Cultura, a presença de Rony Maltz  reforça o importante papel que o Diálogos MAP tem exercido nessa edição do Bolsa Pampulha. “Trata-se de uma excelente oportunidade para compreender, por meio do compartilhamento de pesquisas e processos de atuação dos convidados, as dinâmicas de difusão e pesquisa acerca de propostas artísticas e culturais emergentes”, avalia Janaína.

Rony Maltz

Rony Maltz é artista visual e professor, doutorando em Linguagens Visuais pela EBA/UFRJ e Mestre em Fotografia pelo ICP-Bard College (NY). Pesquisa e produz livros de fotografias. Criou o selo independente {Lp} press, com Carolina Cattan, em 2015. Em 2018, produziram um zine por semana com o projeto 52zines. Seu fotolivro Vila Autódromo, Rio de Janeiro, com Guilherme Freitas, ganhou o terceiro prêmio no Fotobookfestival Kassel 2019, na Alemanha, e foi exibido em diversos festivais no mundo inteiro. Produtor da Feira URCA de arte impressa e curador das exposições “O erro, a rua” e “Livros possíveis”, no Ateliê da Imagem, e “Livro livre”, com Leandro Pimentel, em Arles, na França. Atualmente é editor-assistente da revista ZUM, do Instituto Moreira Salles.

 

SERVIÇO:

Diálogos MAP

Palestra com Rony Maltz, editor-assistente da revista ZUM

22 de julho, às 14h

Viaduto das Artes - Avenida Olinto Meireles, 45, Barreiro

Entrada gratuita