Acervo pessoal
Acervo pessoal

Fotógrafo e artista visual Eustáquio Neves participa do Bolsa Pampulha

Identidade e memória dos negros no Brasil é um dos temas refletidos na obra do artista; encontro ocorre no dia 12 de agosto

 

A Prefeitura de Belo Horizonte, em parceria com o Viaduto das Artes, promove uma palestra com o fotógrafo e artista visual Eustáquio Neves. Durante o encontro, o artista visual irá compartilhar sua trajetória e abordar temas caros ao seu trabalho, como a experimentação, o uso de manipulação química e a reflexão sobre a identidade e memória dos negros no Brasil. O encontro será realizado no dia 12 de agosto, às 19h, no Museu da Moda - MUMO (Rua da Bahia, 1149, Centro). A entrada é gratuita.

A palestra integra a programação do “Diálogos MAP”, uma programação de atividades presenciais e abertas ao público que integra a 8ª edição do Bolsa Pampulha, iniciativa do Museu de Arte da Pampulha (MAP). Ao longo do programa de residências artísticas, várias palestras, mesas redondas e encontros com artistas e pesquisadores estão sendo realizadas, de forma a incentivar e instigar a produção artística local.

Para o Coordenador do Museu de Arte da Pampulha, Rafael Perpétuo, “esta é uma oportunidade para os bolsistas e público de conversar com Eustáquio Neves e descobrir mais sobre sua pesquisa ímpar que encontra na materialidade da fotografia, na memória e arquivística pessoal, um modo de investigação que amplia os saberes das artes visuais.”

Eustáquio Neves

Natural de Juatuba e residente em Diamantina, Eustáquio Neves tem uma trajetória celebrada que reúne trabalhos com abordagens sobre negritude e ancestralidade, entre outros temas. Suas obras são marcadas pela experimentação de linguagens, uso de procedimentos químicos e sobreposição de imagens. 

O artista visual é graduado em química, o que transparece em suas criações. Suas composições se utilizam frequentemente de fragmentos de negativos, manuscritos e excertos textuais. A identidade e memória dos negros no Brasil é uma das questões que o provocam.

Eustáquio Neves também tem pesquisado as mídias eletrônicas, incluindo a sequência e o movimento. Seu trabalho vem sendo amplamente divulgado em várias mostras no Brasil e exterior, com reconhecimento por meio de premiações e elogios da crítica especializada.

 

SERVIÇO:

Diálogos MAP

Palestra com o fotógrafo e artista visual Eustáquio Neves

12 de agosto, às 19h

Museu da Moda - MUMO: Rua da Bahia, 1149, Centro

Entrada gratuita