Pesquisadora Leda Maria Martins fala sobre relações entre corpo, memória e performance
Acervo pessoal/Divulgação

Pesquisadora Leda Maria Martins fala sobre relações entre corpo, memória e performance

Debate integra o ‘Diálogos MAP’, iniciativa do programa de residência artística do Museu de Arte da Pampulha

A Prefeitura de Belo Horizonte, por meio da Secretaria Municipal de Cultura e da Fundação Municipal de Cultura, em parceria com o Viaduto das Artes, promove mais uma edição do “Diálogos MAP”. Desta vez, a convidada é a professora, poeta, dramaturga e ensaísta Leda Maria Martins. Entre outras especialidades, Leda é referência em reflexões sobre corpo, memória e performance, temas que irão ocupar as discussões durante a palestra, que é aberta ao público e tem entrada gratuita. O encontro ocorre no dia 8 de junho, às 19h, no Museu da Moda (MUMO), em Belo Horizonte. Outras informações podem ser encontradas no site pbh.gov.br/bolsapampulha.

O “Diálogos MAP” consiste em uma programação de atividades presenciais e abertas ao público que integram a 8ª edição do Bolsa Pampulha, iniciativa do Museu de Arte da Pampulha (MAP). Ao longo do programa de residências artísticas, várias palestras, mesas redondas e encontros com artistas e pesquisadores estão sendo realizadas, de forma a incentivar e instigar a produção artística local.

O encontro

Leda Maria Martins irá abordar questões desenvolvidas em seu mais recente livro, intitulado “Performances do tempo espiralar, poéticas do corpo-tela”, publicado pela editora Cobogó. A obra trata das interrelações entre corpo, memória, tempo, performance e produção de saberes. A professora defende que a experiência e a compreensão filosófica do tempo podem ser expressas através da linguagem constituída pelo corpo em performance, das liturgias do reinado ao teatro e às artes cênicas.

Leda Maria Martins é poeta, ensaísta, dramaturga e doutora em Letras/Literatura Comparada pela UFMG. Tem pós-doutorado em Estudos da Performance na New York University. É professora aposentada da FALE/UFMG. Atua nas áreas de literatura, teatro, performance e cultura. Foi diretora da Diretoria de Ação Cultural da UFMG. É autora de vários livros, entre eles “Performances do Tempo Espiralar, Poéticas do Corpo-Tela”, Editora Cobogó; “Afrografias da Memória”, 2ª Edição Revista e Atualizada, Editora Perspectiva e Mazza Edições; “Os Dias Anônimos”, Editora Sette Letras;  “Afrografias da Memória”, Editora Perspectiva e Mazza Edições; “A cena em Sombras”, Editora Perspectiva; “O Moderno Teatro de Qorpo Santo”, Editora UFMG; “Cantiga de Amares”, Edição Independente. Em 2017 foi criado o Prêmio Leda Maria Martins de Artes Cênicas Negras, patrocinado pelo BDMG.

SERVIÇO:

Bolsa Pampulha - Diálogos Museu de Arte da Pampulha

28 de junho, às 19h

Diálogos MAP - Palestra com Leda Maria Martins

Museu da Moda (MUMO): Rua da Bahia, 1149, Centro, Belo Horizonte.

Entrada gratuita