Conjunto Moderno da Pampulha

Conjunto Moderno da Pampulha

Um dos pontos turísticos mais conhecidos e visitados de Belo Horizonte, o Conjunto Moderno da Pampulha abriga diversas obras e paisagens assinadas por grandes nomes da história da arte brasileira. O Conjunto Moderno recebeu o título de Patrimônio Mundial da UNESCO em 2016. A paisagem é composta por quatro edifícios em torno da Lagoa, sendo eles: a Igreja de São Francisco de Assis, o Museu de Arte da Pampulha (MAP), a Casa do Baile e o Iate Tênis Clube. O Patrimônio Cultural é complementado por painéis em azulejos, esculturas e os jardins planejados, formando uma verdadeira obra-prima que leva a assinatura de Oscar Niemeyer, Roberto Burle Marx e Cândido Portinari.

  • Além de ponto turístico, a Orla da Lagoa da Pampulha, que soma 18 quilômetros de extensão, é um dos locais preferidos por muitos belo-horizontinos para a prática de atividades físicas, lazer e descanso - tudo, é claro, com a bela vista proporcionada pelo entorno da Lagoa, onde está localizado o Mirante Bandeirantes, que ganhou esculturas de Juscelino Kubitschek, Oscar Niemeyer, Cândido Portinari e Burle Marx. 
      Avenida Otacílio Negrão de Lima, 2077 - Pampulha
  • Em 1945, a Capela São Francisco de Assis, mais conhecida como Igrejinha da Pampulha, estava praticamente concluída, porém não obteve a autorização da Cúria Metropolitana para ser consagrada e funcionar como um templo religioso. Somente em 1959, a igreja foi consagrada como um templo religioso por D. João de Rezende Costa. Projetada pelo arquiteto Oscar Niemeyer, foi considerada uma grande inovação arquitetônica.
      Avenida Otacílio Negrão de Lima, 3000 - Pampulha
  • O Museu de Arte da Pampulha (MAP) integra o Conjunto Arquitetônico da Pampulha. Seu edifício foi projetado pelo arquiteto Oscar Niemeyer, no início da década de 1940, para ser um cassino e foi inaugurado em 1957, reflexo da expansão urbana, populacional e cultural de Belo Horizonte.
      Avenida Otacílio Negrão de Lima, 16585 - Pampulha
  • O Museu Casa Kubitschek - MCK - integra o Conjunto Arquitetônico da Pampulha e tem como sede a casa modernista construída para ser residência de fim de semana do então Prefeito Juscelino Kubitschek (1940- 1945). Marco da arquitetura moderna dos anos de 1940, a casa projetada por Oscar Niemeyer é cercada por exuberante jardim planejado pelo paisagista Roberto Burle Marx, em terreno de aproximadamente três mil metros quadrados.
      Avenida Otacílio Negrão de Lima, 4188 - Bandeirantes
  • A Casa do Baile - Centro de Referência de Arquitetura, Urbanismo e Design integra o Conjunto Moderno da Pampulha, declarado Patrimônio Cultural da Humanidade pela UNESCO, idealizado por Juscelino Kubitschek e projetado por Oscar Niemeyer na década de 1940. A função original do espaço era ser um pequeno restaurante dançante, de uso mais popular.
      Avenida Otacílio Negrão de Lima, 751 - Pampulha