O que Fazer / Arte e Cultura /  Museus la la-institution red

Museu Casa Kubitschek

Descrição

O Museu Casa Kubitschek - MCK - integra o Conjunto Arquitetônico da Pampulha e tem como sede a casa modernista construída para ser residência de fim de semana do então Prefeito Juscelino Kubitschek (1940- 1945). Marco da arquitetura moderna dos anos de 1940, a casa projetada por Oscar Niemeyer é cercada por exuberante jardim planejado pelo paisagista Roberto Burle Marx, em terreno de aproximadamente três mil metros quadrados. O museu foi inaugurado em 2013, com o objetivo de oferecer ao público experiências reflexivas e sensíveis no campo do paisagismo, da arquitetura residencial, dos modos de morar e da história da Pampulha, por meio da realização das ações de aquisição, conservação, investigação e difusão de acervos referenciados no movimento modernista e na ocupação da região da Pampulha.

Confira as atividades e projetos do espaço: 


VISITA mediada aos jardins 
Nesta visita, os participantes são convidados a percorrer os jardins do museu, explorando suas características botânicas, artísticas e históricas.  Os jardins do museu foram projetados por Roberto Burle Marx, o maior paisagista moderno. Sua concepção plástica de grande liberdade e seu rigor botânico fizeram de sua obra um marco na história do paisagismo .
Quando: todo último sábado do mês, às 10h.
Atividade gratuita
Não é necessário agendamento prévio


DISTRIBUIÇÃO de mudas e sementes 
Esta é uma oportunidade de levar para casa uma lembrança dos jardins do museu. Eles foram projetados pelo paisagista Burle Marx e contam com mais de oitenta espécies, em sua maioria originárias de regiões tropicais. Burle Marx contribuiu para a valorização das espécies tropicais, apresentando para o mundo a flora brasileira.
Quando: nos finais de semana, das 9h às 18h
Distribuição gratuita, sujeita a disponibilidade.

 
VISITAS agendadas
As visitas agendadas ao Museu Casa Kubitschek versam sobre diversas temáticas: paisagismo, mobiliário, arquitetura residencial, história da Pampulha e a presença africana nos jardins do museu. Para agendamento, entre em contato com o Setor Educativo do Museu: educativos.ck@pbh.gov.br

Confira a programação do Museu Casa Kubitschek.

Localização
Av. Otacílio Negrão de Lima, 4188 - Bandeirantes (Pampulha), Belo Horizonte - MG, 03165-450
Pampulha
Funcionamento
segunda-feira Fechado
terça-feira 9:00-18:00
quarta-feira 9:00-18:00
quinta-feira 9:00-18:00
sexta-feira 9:00-18:00
sábado 9:00-18:00
domingo 9:00-18:00
3ª a dom. das 9h às 18h
Entrada
Gratuito
Acessibilidade
Física/Motora
Possui Estacionamento
Não
Bar/Restaurante/Café
Não