Blog

Content Builder
  • 12ª edição da Coluna Literária - SOBRE DÁDIVAS E PONTES
    12ª Coluna Literária - SOBRE DÁDIVAS E PONTES
    Apresentação

    Em 2021, recebi o convite para fazer a curadoria de uma exposição de ilustrações para a quarta edição do Festival Literário Internacional de Belo Horizonte - FLI-BH. Pouco tempo antes, havia lido o livro "A chave estrela", do escritor italiano Primo Levi, e ainda estava arrebatada por essa leitura.

  • Coluna Literária - Coleção leve um livro
    Coluna Literária | Coleção leve um livro

    Apresentação

    Já pensou em ver uma verdadeira festa de poesia, em que milhares, sim, milhares de livretos com poemas fossem distribuídos gratuitamente por toda a cidade? É sobre um projeto dessa magnitude que iremos falar.

  • Literatura para crianças II: o que os livros para crianças não nos ensinam?
    Literatura para crianças II: o que os livros para crianças não nos ensinam?

    Apresentação

    Dando continuidade à coluna do mês passado, nesta edição, voltamos a explorar a literatura produzida para crianças. A primeira ideia que tivemos para abordar os temas foi a de construir uma coluna com “livros que ensinam” e outra com “livros que não ensinam”. Depois, acabamos decidindo que seria melhor renomear para “o que os livros nos ensinam” e “o que os livros não nos ensinam”.

  • Coluna Literária – Literatura para as infânicas: o que os livros nos ensinam?
    Coluna Literária – Literatura para as infâncias: o que os livros nos ensinam?
    Apresentação

    Essa é a primeira coluna literária a abordar livros produzidos para crianças. Nós, que trabalhamos com bibliotecas, dedicamos grande parte do nosso tempo (e afeto, também!) lendo, discutindo, aprendendo sobre esse tipo particular de obra. As crianças são muito presentes no cotidiano das bibliotecas e para nós é muito importante estimular que elas se relacionem com livros, histórias, autores e todo o universo da literatura.

  • 8ª Coluna Literária - Especial Paulo Freire
    8ª Coluna Literária - Especial Paulo Freire

    Este ano comemoramos 100 anos de nascimento do pernambucano Paulo Freire (1921-1997). Embora tenha atuado principalmente no campo da educação, o pensamento do educador influencia várias áreas do conhecimento pelo mundo afora. A Coluna Literária deste mês presta homenagem à sua importante trajetória e revisita algumas de suas obras. Ericka Martin comenta a obra “Educação e Mudança” (2018), ed. Paz e Terra; Rodrigo Teixeira apresenta “A importância do ato de ler: em três artigos que se completam” (2011), ed.