FLI BH - 2023 - O FESTIVAL

Content Builder

O GRANDE ENCONTRO LITERÁRIO DO FLI BH TRAZ PROGRAMAÇÃO GRATUITA, DIVERSIFICADA E ACESSÍVEL PARA TODOS OS PÚBLICOS



A cada edição, o Festival Literário Internacional de Belo Horizonte - FLI BH conquista mais espaço no coração da cidade e de seus habitantes, por meio da diversidade de suas vozes e de suas histórias. Em 2023, o FLI BH, como é carinhosamente conhecido, está promovendo, desde setembro, programações descentralizadas na capital mineira, conectando as comunidades locais e democratizando o acesso à cultura.

Agora chegou a vez do tradicional evento do Festival que reúne escritores, poetas, ilustradores, narradores de histórias, grupos de teatro, músicos, produtores, editores e pesquisadores. Esta imersão no universo da literatura será repleta de atividades envolventes, como o Salão do Livro Infantil e Juvenil de Minas Gerais, lançamentos de livros, rodas de conversa, oficinas e atrações variadas.

Tudo isso de forma gratuita, para todos os públicos, entre os dias 16 e 20 de novembro, no Centro Cultural Banco do Brasil – CCBB-BH, transformando o histórico prédio na Praça da Liberdade em um verdadeiro templo literário. Nesta etapa atual, o objetivo é reunir os atores e apreciadores da literatura para encontros com grandes nomes, além de oferecer a oportunidade de descobrir novos autores e obras, bem como de conhecer a produção literária do nosso estado.

A 5ª edição do FLI BH foi concebida para abraçar a literatura em toda sua diversidade e potência, a partir das atividades oferecidas e da ampla gama de públicos, regiões e estilos contemplados. Por isso, o FLI BH 2023 não se limitou ao tradicional espaço literário, expandindo neste ano suas fronteiras e marcando presença na Expo Favela Minas, que ocorreu pela primeira vez no estado, com o objetivo de ampliar o protagonismo das vozes periféricas e celebrar a literatura nascida nas favelas.

No período de 6 a 10 de novembro, o festival proporcionou oficinas gratuitas nos 17 centros culturais da Prefeitura de Belo Horizonte, localizados em todas as nove regionais da cidade, tornando o acesso à cultura mais democrático e acessível. Além disso, em 11 de novembro, aconteceu o inspirador Circuito FLI BH de Livrarias, que contemplou a literatura em sua intersecção com a sociedade e outras formas de arte, alcançando diversos públicos.

A 5ª edição do Festival Literário Internacional de Belo Horizonte - FLI BH 2023 é uma realização da Prefeitura de Belo Horizonte, por meio da Secretaria Municipal de Cultura e da Fundação Municipal de Cultura, e do Instituto Periférico. Tem a parceria cultural da Câmara Mineira do Livro, do Sesc em Minas e do Centro Cultural Banco do Brasil.

O evento conta também com recursos do Fundo Especial do Ministério Público do Estado de Minas Gerais. O Salão do Livro Infantil e Juvenil de Minas Gerais, organizado pela Câmara Mineira do Livro e patrocinado pelo Mater Dei, integra o FLI-BH por meio da lei municipal de incentivo à cultura de Belo Horizonte. Todas as atividades são gratuitas.

O TEMA:

VOZES E IDEIAS PARA VIDAS JUSTAS


O Festival Literário Internacional de Belo Horizonte - FLI BH vem se tornando, mais que um evento cultural no calendário da cidade, um encontro que celebra ideias e reflexões que indagam e iluminam o nosso tempo. É nessa visada que, em sua quinta edição, homenageia a filósofa, antropóloga e política Lélia Gonzalez, trazendo para sua programação temas centrais da obra da autora e suas proposições para uma compreensão menos ingênua do país que construímos juntos todos os dias.

Muitos poderão dizer, acertadamente, que Lélia não escreveu literatura e, por isso, estranhar a homenagem que o FLI BH faz a ela. Mas há muito sabemos que a literatura é uma forma de conhecimento que toma saberes os mais diversos para criar, singularmente, os seus.

Muitos dos temas que nos atravessam coletivamente estão presentes na obra de Lélia Gonzalez, desde as desigualdades raciais, de gênero e linguísticas, que geram discriminação e exclusão, até a construção de um pensamento feminista afro-latino-americano, acolhendo as mulheres negras e indígenas, cujas lutas foram historicamente invisibilizadas no Brasil.

Movidos pelo compromisso com a ampliação de Vozes e ideias para vidas justas, certamente no centro do pensamento de Lélia Gonzalez, convidamos bebês, crianças, adolescentes, jovens e adultos a encontros poéticos e festivos no FLI BH 2023.

A HOMENAGEADA:

LÉLIA GONZALEZ

 

Ela nasceu Lélia de Almeida no dia 1º de fevereiro de 1935, em Belo Horizonte, em uma família pobre, décima sétima filha de um pai negro, operário e uma mãe indígena, empregada doméstica e analfabeta. Ainda na infância, se mudaram para o Rio de Janeiro. Ao longo da vida, e especialmente após a morte de seu primeiro marido e grande amor, Luiz Carlos Gonzalez, descobriu-se negra e adotou o nome que a tornou conhecida.

Graduou-se em História, Geografia e Filosofia, foi tradutora e professora na rede pública de Educação e em faculdades e universidades, destacando-se pela grande habilidade com os discursos e as mobilizações que com eles suscitava. Lélia Gonzalez se engajou na luta contra o racismo e em favor dos direitos das mulheres, amplificando a voz e a luta das pretas e indígenas. Virou um ícone, reconhecida mundialmente.

Trouxe para sua formação a leitura de intelectuais negros e colocou em movimento conhecimentos de diversos campos disciplinares, com referências do Candomblé, da Antropologia, Sociologia, Política, Psicanálise, Teoria Estética e da Arte, dentre outros. Participou da criação do Movimento Negro Unificado - MNU, do Instituto de Pesquisas das Culturas Negras (IPCN-RJ), do Nzinga Coletivo de Mulheres Negras-RJ e do Olodum-BA. Também atuou na fundação de partidos políticos e candidatou-se a deputada federal, não sendo eleita por poucos votos.

Autora dos livros Lugar de negro, publicado em 1982 (em coautoria com Carlos Hasenbalg) e Festas Populares no Brasil, lançado em 1987, Lélia construiu um potente legado teórico, com conceitos e categorias eloquentes para a compreensão e a indagação da sociedade brasileira. Lélia Gonzalez se oferece como inspiração e referência para movimentos sociais dedicados à construção de vidas justas e visíveis no Brasil. Uma mulher solar.

ILUSTRADORA CONVIDADA:

CAROL FERNANDES

 

A convite do FLI BH, a ilustradora Carol Fernandes criou as imagens que dão identidade à quinta edição do evento. Como um banho de linguagem, representado simbolicamente por um rio de águas abundantes que leva muitas histórias que circulam e se renovam, mas também por raízes que nos ligam à terra, às nossas origens e a distintas experiências e pertencimentos étnico-raciais, as ilustrações nos convidam ao deslocamento de experiências, colocando em cena os muitos movimentos e vozes, humanas e não humanas, que ecoam das criações literárias e do pensamento sobre quem somos e como vivemos.

Carol Fernandes nasceu em 1987, em Belo Horizonte, onde mora e trabalha como autora e ilustradora de livros ilustrados. Cria utilizando técnicas em aquarela, acrílica, guache e digital. Além dos trabalhos autorais, atua também em projetos literários em parceria com outros autores e editoras.

 

 

 

 

ACOMPANHE NOSSO PERFIL NAS REDES E FIQUE POR DENTRO DAS NOVIDADES

@FLIBHOFICIAL