Eventos /  Palestra la la-ticket green  /  Artes Gráficas

Formações na Pampulha - Cherô Guiné: Patrimônio Cultural e Territórios

Descrição

O projeto “Formações na Pampulha” é uma ação integrada entre os museus municipais da Pampulha, com o objetivo de realizar encontros de formação com professores, educadores, estudantes e interessados nas áreas do Patrimônio, das Artes, da Arquitetura, do Paisagismo, do Design e da Educação. A programação dialoga com as exposições e os acervos apresentados pelos equipamentos culturais e o Território, gerando, assim, experiências, investigações e reflexões sobre as temáticas que compõem a Paisagem Cultural do Conjunto Moderno da Pampulha.

 

Em novembro, a Prefeitura de Belo Horizonte, por meio da Secretaria Municipal de Cultura e da Fundação Municipal de Cultura, e o Instituto Periférico convidam o público para o encontro “Cherô Guiné: Patrimônio Cultural e Territórios”, com coordenador da Política de Patrimônio Imaterial da Diretoria de Patrimônio Cultural e Arquivo Público da Fundação Municipal de Cultura de Belo Horizonte, Álan Pires. A atividade integra a programação do Pampulha Território Museus e visa explorar a relação entre patrimônio cultural, território e direito à cidade. A discussão terá como ponto de partida o registro da Festa de Iemanjá como Patrimônio Cultural do município (2019) que ocorre na Lagoa da Pampulha desde o final da década de 1950, e abordará outros bens culturais afro-brasileiros em Belo Horizonte que são abarcados pelas ações do órgão municipal de proteção ao Patrimônio Cultural. 

 

Mestre em História Social da Cultura pela Universidade Federal de Minas Gerais, Álan Pires é o atual Coordenador da Política de Patrimônio Imaterial da Diretoria de Patrimônio Cultural e Arquivo Público da Fundação Municipal de Cultura de Belo Horizonte. Atuou no processo de registro das Festas de Iemanjá e Pretos Velhos como Patrimônios Imateriais da cidade.

 

Para participar da atividade, os interessados devem se inscrever pelo link https://cutt.ly/RTpveuC, até o dia 23 de novembro. 

 

A ação é gratuita, conta com emissão de certificado e acontecerá respeitando todos os protocolos de combate à covid-19 vigentes em Belo Horizonte. 

 

Informações
Horários
a
Entrada
Gratuito
Você também pode se interessar