Descrição
Dona Oneida (1932 a 1988) mãe Gigi Yalorixá foi uma das fundadoras do MNU (movimento Negro Unificado) de Belo Horizonte, foi desafiada pelo cantor e amigo Gilberto Gil em um show feito por ele em 1979 no Palácio das Artes a fundar um Afoxé de rua que teve o mesmo como padrinho.
Assim surgiu o Primeiro Bloco Afro de Belo Horizonte, o Afoxé e Ilê Odara, inspirado no Afoxé Baiano Filhos de Gandhi. Afoxé Ilê Odara foi o primeiro bloco Afro de BH a desfilar no Carnaval na década de 80 na Avenida Afonso Pena, trazendo todo o axé aos foliões desfilando com muita irreverência e devoção através das danças, canções, instrumentos a cultura Negra.
Atualmente com cerca de 30 integrantes
Instrumentos atabaques, agogos, xequerê, surdo, repinique, caixa.
Ritmos, Ixejá, afoxé, samba reggae, entre outros da cultura afrobrasileira.
O objetivo do Afoxé Ilê Odara sempre foi transmitir os saberes, resgatar a cultura Negra, abrir espaço para a inserção do negro na sociedade e lutar contra o racismo.
Localização
Quer saber a melhor forma de chegar onde precisa? A Prefeitura de Belo Horizonte, por meio da BHTrans, e o Google se juntaram para mostrar as Áreas de Restrição de Circulação durante o Carnaval nos apps:
No dia do evento, acesse os ícones acima e procure suas rotas!
Ponto de concentração
Ponto de dispersão

Banheiro móvel (Sujeito a alteração)

Banheiro fixo (Sujeito a alteração)