Descrição
RELEASE CORTE DEVASSA
O Bloco Corte Devassa surgiu, em 2011, dentro da Fundação Clóvis Salgado (Cefar) em uma turma do teatro com a temática de deboche e sátira a Corte Francesa e sua decadência. Numa segunda feira de 2012, 100 pessoas fantasiadas saíram para se abraçar e celebrar pela rua Sapucaí. Após dez anos na rua, estufamos o peito pra frente, a bunda pra trás e o punho para o alto. A Corte está revirada e o minueto já não faz parte da nossa festa. Agora é calcinha e ciroula no chão, afinal nosso corpo é palco de luta, de resistência e também de afeto, de irreverência, de prazer, de desejo, de alegria. Não aceitamos estarmos enlamaçados ou engaiolados. É liberdade, é ocupação! Nossas lideres #presente!!!! Guilhotina aos donos do poder cheios de pó branco e anéis de ouro. Caravelas ao mar para buscarmos de volta o que essa corte decadente e patética nos roubou. Uma critica a realeza eurocentrada branca que cai do poder dando lugar a uma realeza afrofuturista, gayzista e feminista.
O bloco já participou de vários eventos como a abertura do Mostra de Cinema de Tiradentes 2017 e 2018, FIT 2016/2022, Feto 2016, A-mostraLab 2014, Festival O Levante 2019, Sarau Libertário 2019, a Virada Cultural de BH 2019 e outras diversas festas de teatro de Belo Horizonte, tocando e se apresentando com a marca principal: a irreverência e liberdade.
A Corte Devassa leva para as ruas no dia do cortejo cerca de 30 mil pessoas. Durante o ano participa de eventos de discussões dentro da temática do carnaval e do movimento LGBTQI+ , como o Fecha a Santa, a Parada LGBTQI+ de BH e Beijo no Preconceito.
Localização
Quer saber a melhor forma de chegar onde precisa? A Prefeitura de Belo Horizonte, por meio da BHTrans, e o Google se juntaram para mostrar as Áreas de Restrição de Circulação durante o Carnaval nos apps:
No dia do evento, acesse os ícones acima e procure suas rotas!
Ponto de concentração
Ponto de dispersão

Banheiro móvel (Sujeito a alteração)

Banheiro fixo (Sujeito a alteração)