Descrição
Em 2025, o Carnaval Sem Aids/IST e o Bloco do Pirulito completam 31 anos! O Sindicato dos Bancários de BH e Região vem promovendo esta festa, nas últimas três décadas, para levar alegria e informação à população de Belo Horizonte e outros municípios mineiros.
O principal objetivo do Bloco do Pirulito sempre foi chamar atenção para a prevenção do vírus HIV e outras infecções sexualmente transmissíveis (ISTs). Em 1994, na nossa primeira edição, o tema era um grande tabu na sociedade e pessoas que viviam com o vírus eram extremamente estigmatizadas. Por isso, fomos às ruas para dizer não ao preconceito e estimular práticas seguras de prevenção.
Um marco em nossa história, muito lembrado pela população de BH, é o ato de “vestir” o Pirulito da Praça Sete com uma camisinha gigante. A ação simbólica e lúdica, que se repetiu em vários anos, traz visibilidade para o tema e ajuda a disseminar, no coração da capital mineira, a importância do sexo seguro.
Com o passar dos anos, o Bloco do Pirulito evoluiu e incorporou novas informações para levar à sociedade, como o surgimento das profilaxias pré-exposição (PrEP) e pós-exposição (PEP). Também utilizamos nossa plataforma para tratar de pautas do momento, como a importância da vacinação no auge da Covid-19. Mesmo com a pandemia e a impossibilidade de ir às ruas, o Bloco se manteve vivo e espalhou informação de forma digital.
Localização
Quer saber a melhor forma de chegar onde precisa? A Prefeitura de Belo Horizonte, por meio da BHTrans, e o Google se juntaram para mostrar as Áreas de Restrição de Circulação durante o Carnaval nos apps:
No dia do evento, acesse os ícones acima e procure suas rotas!
Ponto de concentração
Ponto de dispersão

Banheiro móvel (Sujeito a alteração)

Banheiro fixo (Sujeito a alteração)