Descrição
O Bloco “Filhos da PUC” foi fundado em 2018 por alunos da PUC MG e, em sua primeira edição, arrastou cerca de 30 mil foliões em BH. Desde então, o bloco cresceu rapidamente, atingindo públicos de 200 mil em 2019 e 350 mil em 2020, antes de ser interrompido pela COVID-19. Em 2023, o Filhos da PUC retomou suas atividades com a mesma energia, atraindo novamente 350 mil participantes.
Em 2024, o Bloco Filhos da PUC realizou um desfile inesquecível na Avenida Getúlio Vargas, reunindo aproximadamente 800.000 pessoas. O tema "Girassóis" foi escolhido em alusão ao cordão de girassóis, que identifica pessoas com deficiências ocultas, promovendo a conscientização sobre a importância do respeito e do tratamento adequado. O desfile destacou a riqueza cultural de Belo Horizonte, com a participação de artistas locais, especialmente de origem periférica.
O Bloco Filhos da PUC integra cada vez mais a cultura afro em suas ações, vestimentas, ritmos e repertório de campanhas. Nossos instrumentos e materiais de decoração também refletem essa herança da cultura afro na sociedade. A banda incorpora ritmos de matrizes africanas, com uma percussão elaborada, inspirada nos blocos afros de sucesso em Salvador, como Didá, Olodum e Araketu reconhecendo a influência cultura negra através dos blocos baianos no Brasil e do carnaval de rua, além de misturar o som da guitarra baiana com o berimbau e percussão pesada.
O sucesso do bloco se deve a várias ações, como o projeto “Conscientize-se”, que promove a preservação ambiental, o “Circula Libras”, que capacita membros em linguagem de sinais, e a campanha “NÃO É NÃO”, que combate o assédio. O bloco é comprometido com a diversidade, contratando pessoas de diferentes identidades e promovendo campanhas nas redes sociais. E por este motivo para 2025, o Bloco pretende através do tema: “somos feitos de amores e levantamos bandeiras de várias cores” promover uma maior inclusão e respeito com as pessoas do grupo LGBTQIA+ e o combater o racismo.
Localização
Quer saber a melhor forma de chegar onde precisa? A Prefeitura de Belo Horizonte, por meio da BHTrans, e o Google se juntaram para mostrar as Áreas de Restrição de Circulação durante o Carnaval nos apps:
No dia do evento, acesse os ícones acima e procure suas rotas!
Ponto de concentração
Ponto de dispersão

Banheiro móvel (Sujeito a alteração)

Banheiro fixo (Sujeito a alteração)