Descrição
No dia 17 de fevereiro de 2018, 1º sábado pós-carnaval, em meio a um bom bate papo familiar, em um delicioso churrasco e cervejas geladas, curtindo ainda os bons momentos desta grande festa, relembrando e admirando, como o carnaval de BH havia evoluído. Neste mesmo dia, O casal Adriana e Murilo, entusiasmados com o que haviam presenciado no carnaval de BH daquele ano, vislumbraram com a ideia de participarem efetivamente daquela festa (carnaval-BH) no ano seguinte (2019).
Levaram a novidade, a todos os familiares e amigos, e os convidaram a participarem do bloquinho, a ideia foi logo bem aceita! Iniciaram o primeiro ensaio/oficina com 25 integrantes, em um domingo no dia 7 de abril (Praça Santa Tereza).
A escolha do nome, “ZIGUIRIGUIDUM” surgiu do refrão swingado da música Ziriguidum cantada pela banda baiana Filhos de Jorge. Ziriguidum é uma versão da música cubana dos anos 50, a Yiri Yiri Bom.
A fim de preservar nossa ancestralidade e cultura africana, o Bloco ZIGUIRIGUIDUM , decidiu que as cores Amarelo, Vermelho, Verde e Preto, presentes nas bandeiras de países africanos, seriam as cores que representariam sua identidade, estampadas em suas vestimentas, logotipo e instrumentos, ainda a fim também desta preservação cultural, usamos tambores predominantes em sua percussão e um repertório voltado aos ritmos apresentados nas músicas baianas, onde bandas como Olodum e Timbalada, tão bem representam esta cultura africana.
Localização
Quer saber a melhor forma de chegar onde precisa? A Prefeitura de Belo Horizonte, por meio da BHTrans, e o Google se juntaram para mostrar as Áreas de Restrição de Circulação durante o Carnaval nos apps:
No dia do evento, acesse os ícones acima e procure suas rotas!
Ponto de concentração
Ponto de dispersão

Banheiro móvel (Sujeito a alteração)

Banheiro fixo (Sujeito a alteração)