Descrição
O Cortejo As Grandes Figuras estreou no pré-carnaval de 2012, nas ruas do bairro José de Almeida, em Nova Lima, com uma proposta de resgate da identidade cultural comunitária. Após este ano, o cortejo passou por outros lugares como uma maneira de homenagear, em forma de bonecos gigantes, personagens célebres como o naturalista Peter Lund, a educadora Helena Antipoff, moradores ilustres de Nova Lima, Ibirité e Santo Antônio do Mercadinho (distrito rural do Vale do Jequitinhonha), sempre unindo preservação da memória local à cultura do brincar, promovendo um sentimento de pertencimento e reaproximando faixas etárias distintas.
O Cortejo reúne 6 bonecos gigantes, além de intervenções cênicas, plásticas e musicais. A banda é formada por 6 pessoas e, ao todo, são utilizados 3 instrumentos de sopro e 3 de percussão, sendo eles: trombone, sax, piston, 2 caixas e surdo. Além disso, o bloco conta com samba enredo original, produzido por Guda Coelho, e as tradicionais marchinhas de carnaval.
Localização
Quer saber a melhor forma de chegar onde precisa? A Prefeitura de Belo Horizonte, por meio da BHTrans, e o Google se juntaram para mostrar as Áreas de Restrição de Circulação durante o Carnaval nos apps:
No dia do evento, acesse os ícones acima e procure suas rotas!
Ponto de concentração
Ponto de dispersão

Banheiro móvel (Sujeito a alteração)

Banheiro fixo (Sujeito a alteração)