Descrição
O Bloco Maria Baderna foi criado em 2013 após artistas e agentes culturais serem chamados de baderneiros pelo poder público de Contagem quando se manifestavam
por melhorias no setor cultural. Descobriríamos ali a incrível história da bailarina italiana Maria Baderna, que se mudou para o Rio de Janeiro em meados do século 19 e misturou o balé clássico com as danças afro-brasileiras pelas quais se encantou ao vê-las nas ruas dançadas por escravizados e alforriados negros. Para a elite conservadora essa mistura da dança clássica europeia com a dança afro-brasileira era um absurdo. A Maria Baderna ousou desafiar as normas de comportamento, costumes e criação artística, recebendo grandes críticas e sendo até boicotada dos palcos. Em meio à polêmica de que ela estaria corrompendo a juventude brasileira, aqueles que defendiam seu espírito transgressor, libertário e revolucionário passaram a ser “tachados” de baderneiros. Com um tom pejorativo o nome Baderna passou a ser sinônimo de bagunça e confusão, palavra exclusiva do português brasileiro.
Inspirados nessa história de mistura cultural e rebeldia, buscamos aplicar no nosso repertório musical muitas composições brasileiras, batidas de maracatu, samba, ijexá, reggaes e outros ritmos negros. O coletivo Bloco Maria Baderna desfila nos carnavais de rua de Contagem e de Belo Horizonte com apresentações musicais/performáticas abertas e realiza atividades gratuitas como festas juninas (Arraial da Baderna), Baile de Máscaras, ensaios abertos, oficinas de percussão, exercícios rítmicos, de composição, manejo e manutenção de instrumentos, oficina de criação de máscaras, bonecões e adereços cênicos, cenografia, dinâmicas de grupo, debates, registro fotográfico e audiovisual, produção cultural em grupo para estimular a autonomia e criação artística, comunicação e publicidade. Utilizando-se de diferentes equipamentos culturais como praças públicas e escolas, sendo um relevante grupo artístico/cultural da cidade.
Localização
Quer saber a melhor forma de chegar onde precisa? A Prefeitura de Belo Horizonte, por meio da BHTrans, e o Google se juntaram para mostrar as Áreas de Restrição de Circulação durante o Carnaval nos apps:
No dia do evento, acesse os ícones acima e procure suas rotas!
Ponto de concentração
Ponto de dispersão

Banheiro móvel (Sujeito a alteração)

Banheiro fixo (Sujeito a alteração)