Belo Horizonte será cenário para um encontro inédito: A Orquestra Afrosinfônica (BA) e a Guarda de Congo Irmandade Nossa Senhora do Rosário - Os Ciriacos (MG) dividem o palco do Teatro Francisco Nunes, com regência do Maestro Ubiratan Marques e participação especial de Sérgio Pererê.
A Orquestra Afrosinfônica é um coletivo de pessoas negras que se expressa a partir de uma abordagem decorrente de pesquisas sonoras e conceitos intimamente ligados à música afro- brasileira. Reunindo 23 músicos é estruturada por piano, percussão, sopros, contrabaixos e vozes femininas. Já a Guarda de Congo da Irmandade Nossa Senhora do Rosário – Os Ciriacos subirá ao palco com mais 25 integrantes. Fundada em 1953, começou com o Ciriaco Celestino Muniz e continuou com seu filho Antônio Jorge Muniz, capitão-mor da irmandade, que junto com mais de cem irmãos do rosário, mantém viva a tradição do Reinado.
Na apresentação, teremos músicas do álbum “Orin – a língua dos anjos” (indicado ao Grammy 2022). Serão incorporadas duas músicas com arranjos sinfônicos criados especialmente para a ocasião: “Velhos de Coroa”, de Sérgio Pererê, e “Alumiá”, parceria entre Pererê e Ubiratan Marques para o concerto, uma fusão da música de matriz africana Minas- Bahia que fala das tradições.
Esse encontro inédito faz parte da programação do Circuito Municipal de Cultura e integra a série de concertos gratuitos realizada pela Casa da Ponte. Será no dia 04/10, às 20h no Teatro Francisco Nunes. Entrada gratuita, com retirada de ingressos pelo Disk Ingressos.