“Memórias de Bitita – o coração que não silenciou” - Um recorte, por Eda Costa, apresenta as várias facetas de Carolina Maria de Jesus, autora de “Quarto de despejo”, livro traduzido para 13 idiomas e publicado em mais de 40 países O espetáculo cênico/musical é uma livre adaptação da obra de Carolina Maria de Jesus (1914-1977) e apresenta a força, a determinação, a generosidade e o lirismo contidos nos diários e composições musicais da autora.
Negra, favelada e semianalfabeta, o texto revela uma mulher sensível, plenamente consciente de seu lugar e o papel que deveria ocupar: ser cronista de uma realidade onde nossa principal característica – ser humano - é sistematicamente ultrajada e a cidadania negada.
O espetáculo tem como objetivo dar voz a uma mulher extraordinária que a despeito de seu enorme talento morreu como sempre viveu: pobre! A peça é um convite às Carolinas que somos para que também não se calem e não se submetam à miséria e à opressão. Seremos todas Carolinas em seus quartos de despejo, a despejar emoções e laivos de alegria e de música pois que de uma Carolina, se desdobram muitas e multifacetadas Carolinas. Ela tem fases como a lua que míngua, se enche e se renova a cada vez que a roda do mundo gira. E como a lua, a vida inconstante das Carolinas que somos, morre e renasce da brutal e fascinante tarefa de sobreviver.
Dia 10 de abril, quinta-feira, às 20h
Local: Teatro Raul Belém Machado | ESPAÇO CÊNICO YOSHIFUMI YAGI
Classificação: Livre
Duração: 50 min
Acessibilidade: Libras
Ingressos disponíveis no site da Sympla.