Serrão Berço da Cultura
Divulgação

3/02 a 21/02 - Documentário criado por artistas do Aglomerado da Serra e Cine Clube são destaques

03/02 - Quarta-feira - 19h

Circuito Cine Clube Online: “Os Filmes que Não Fiz” (2008)

Dirigido pelo cineasta mineiro Gilberto Scarpa, “Os Filmes que Eu Não Fiz” (2008) mostra  de  forma  divertida  e  cínica  a  filmografia  de  um  realizador desconhecido que tem muitos projetos e roteiros, mas nenhum filme produzido. Ou seja: a filmografia de um diretor sem filmes. A exibição acontece às 19h e o curta ficará disponível até dia 30 de abril no YouTube da Fundação, onde todos os títulos do Cine Clube serão publicados.

Veiculação: YouTube
Classificação: Livre

Esta ação é realizada como contrapartida do projeto n° 1418/2017 | Abuzza Filmes EIRELI - ME "BH150" aprovado no edital Lei Municipal Municipal de Incentivo a Cultura, Modalidade Fundo 2017/2018.

10/02 - Quarta - feira - 19h

Circuito Cine Clube Online: “O Sofá” (2019) 

Protagonizado por Ingrid Guimarães e Chay Suede, "O Sofá" é uma comédia ácida, dirigida pelo cineasta carioca Bruno Safadi. Ou melhor, como considera o autor, uma “paródia tropical”. A história gira em torno de Joana D’Arc, ex-professora da rede pública de ensino do Rio de Janeiro, que tenta recuperar sua casa, perdida para a prefeitura. A trajetória é compartilhada pelo pescador pirata Pharaó, da Baía de Guanabara, o que pode mudar rumos e perspectivas. O longa-metragem ficará disponível para visualização até dia 25 de fevereiro.

Exibição: YouTube
Classificação: Livre

Esta ação é realizada como contrapartida do projeto n° 1299/2017 | "MALINA" aprovado no edital Lei Municipal Municipal de Incentivo a Cultura, Modalidade Fundo 2017/2018.

14/2 - Sábado - 16h

Programa Serrão Berço de Cultura - Episódio 1: “Mulheres que Inspiram”

Território de criação de artistas de diferentes estilos, o Aglomerado da Serra é considerado um dos grandes caldeirões culturais de Belo Horizonte. Foi justamente para abordar a história de resistência artística do maior conjunto de favelas de Minas Gerais que artistas locais desenvolveram o documentário “Serrão Berço da Cultura”, dividido em duas partes e fruto de um processo de mobilização feito por meio do projeto Territorialidades. O primeiro episódio aborda o cotidiano de mulheres negras periféricas, mães e avós de artistas, pilares de sustentação do dia a dia e do funcionamento da comunidade. 

Exibição por meio das mídias: YouTube e Facebook
Classificação: Livre

17/02 - Quarta-feira - 19h

Circuito Cine Clube Online: “Arábia” (2017)

O longa-metragem "Arábia" (2017) conta a história de Cristiano (interpretado por Aristides de Souza), um  trabalhador que deixa o Bairro Nacional, em Contagem, e depois de anos trabalhando no "trecho", chega  até a Vila Operária, em Ouro Preto, onde começa a refletir sobre sua trajetória. Escrito e dirigido por João  Dumans e Affonso Uchoa, o filme de 97 minutos já ganhou diversas premiações e circulou por festivais nacionais e de países como México, Argentina, Equador e Estados  Unidos.

Veiculação: YouTube (disponível até 24/03)
Classificação: 16 anos

Esta ação é realizada como contrapartida do projeto n° 0065/2017 | "A Noite dos Proletários" aprovado no edital Lei Municipal Municipal de Incentivo a Cultura, Modalidade Fundo 2017/2018.

21/02 - Domingo - 16h

Programa Serrão Berço de Cultura - Episódio 2: “Artivismo e Resistência”

Dirigido por Maíra Neiva, Pablo Xavier, Negona Dance e Simone Sigale, todos moradores do Aglomerado da Serra, “Serrão Berço da Cultura” conecta passado e futuro, unindo a ancestralidade e a atualidade presentes no cotidiano dos jovens. A segunda parte apresenta a rotina de artistas locais do Aglomerado da Serra, que falam de suas experiências e vivências, seus estudos e referências, além de assuntos relacionados à arte afro-urbana ligada ao contexto periférico. Após a publicação, ambos os capítulos de “Serrão Berço da Cultura” ficarão disponíveis nas plataformas por tempo indeterminado.

Exibição por meio das mídias: YouTube e Facebook
Classificação: Livre