Programação Circuito Em Casa
Foto: Divulgação

Confira a programação do Circuito Municipal de Cultura Em Casa

Chegou a hora de aproveitar o Circuito Em Casa. A partir do dia 23 de maio você vai ver atividades de diferentes linguagens artísticas online! Não deixe de ativar as notificações para ficar por dentro de toda a agenda. Siga nosso perfil do Instagram e Facebook, além do YouTube da Fundação Municipal de Cultura. Teremos lives de música e teatro, além de exibições de curtas, filmes e muito mais. Tudo na palma da sua mão. Toda a programação respeita os protocolos de saúde vigentes. Não perca nenhuma atividade!

 

CONFIRA A PROGRAMAÇÃO

23/05 – Sábado 

16h - Homenagem aos 50 anos do Grupo Giramundo (BH) - Teatro de Bonecos 

Criado em 1970, em Belo Horizonte, o Giramundo é referência nacional e internacional na construção de bonecos e espetáculos, aliados ao interesse pela cultura brasileira. O grupo montou 36 espetáculos e  produziu mais de 1.500 bonecos, atuando também como um “museu-teatro-escola”, com estúdio de animação e a criação de produtos como livros, vídeos e brinquedos. Nesta apresentação online, o Giramundo apresenta uma live com a presença de Beatriz Apocalypse e Marcos Malafaia. Ao longo do Circuito em Casa serão apresentadas seis pílulas com personagens que contam um pouco a história de seu espetáculo e a história do grupo.

Live através das mídias: YouTube/Instagram/Facebook
Duração: 30 minutos


24/05 – Domingo 

15h - Cia Pé de Moleque (BH) – Música e Contação de Histórias para crianças 

Nessa apresentação, voltada ao público infantil, a Cia Pé de Moleque apresenta a narração de várias histórias infantis, utilizando também a música com canto, violão, flauta transversal e percussão. Constituída em 2013, a Cia Pé de Moleque realiza apresentações e oficinas em eventos direcionados ao público infantil, bem como formação de educadores e público em geral que lida com a infância. Um verdadeiro convite para o encontro com a arte e ao universo das crianças.
 
Live através das mídias: YouTube/Instagram/Facebook
Duração: 40 minutos

 

25/05 - Segunda- feira 

12h - Circuito Cine Clube: 
●    Exibição do curta-metragem “Poder” de Sabrina Rosa. 2018/Brasil/18 min/14 anos
●    Exibição do curta-metragem “Paresiga” de Gilberto Scarpa. 2018/Brasil/31 min/14 anos
●    Exibição do curta-metragem  “Estado Itinerante” de Ana Carolina Soares. 2016/Brasil/25min/Livre


Sinopses

Estado Itinerante - Vivi quer escapar de uma relação opressora. Em período de experiência como cobradora de ônibus, ela trabalha desejando não voltar para casa. A semana passa rápido, entre as paradas no ponto final e o itinerário, os encontros com outras cobradoras fortalecem a mulher trabalhadora e seu desejo de fuga. Logo é final de semana e o centro de Belo Horizonte já não parece tão longe do bairro Boa Vista. Prêmios: Festival de Brasília: Prêmio Canal Brasil, melhor filme pela crítica, menção honrosa do júri oficial e melhor atriz; Festival de Roteiro Audiovisual de Porto Alegre - 5° edição - Prêmio Melhor Cena; Mostra Sesc de Cinema - Melhor Atriz; 8ª Semana dos Realizadores - Melhor Filme.

Paresiga - Paresiga mostra um casal por volta dos 60 anos relembrando fatos do passado e questionando a relação a dois. As lembranças servem de gatilho para o casal tocar em temas universais dos relacionamentos amorosos: afeto, entrega, traição e cumplicidade. A trama se passa ao redor ou no interior de um carro e os diálogos são intercalados por um programa de rádio em que o locutor conversa com uma moça em busca de um companheiro.

Poder - Filme Poder conta a história de quatro amigas negras vivendo seus dramas cotidianos. Para relaxar, decidem ir a uma cachoeira. Durante o banho, recebem uma carga energética que lhes dá superpoderes. Com os poderes recebidos, Linda, Maria, Paula e Claudinha optam por usá-los e enfrentar os desafios de cada uma, um por um, transformando-se em heroínas do mundo real. 

Exibição através da mídia: YouTube
Filmes disponíveis até 03/06/2020


28/05 - Quinta-feira

19h - Homenagem aos 50 anos do Grupo Giramundo (BH) - Teatro de Bonecos 

Criado em 1970, em Belo Horizonte, o Giramundo é referência nacional e internacional na construção de bonecos e espetáculos, aliados ao interesse pela cultura brasileira. O grupo já montou 36 espetáculos e já produziu mais de 1.500 bonecos, atuando também como um “museu-teatro-escola”, com estúdio de animação e a criação de produtos como livros, vídeos e brinquedos. Nesta apresentação online no Circuito em Casa, o Giramundo apresenta uma série de pílulas com personagens que contam um pouco a história de seu espetáculo e a história do grupo.

Exibição através das mídias: YouTube/Instagram/Facebook 
Duração: no máximo 2 minutos

20h – “Tecnologias Tradicionais para uma Vida em Quarentena”, com Pai Ricardo (BH) - Cultura Popular 
  
No bate-papo, o mestre Ricardo de Moura, Pai Ricardo, falará das tecnologias construídas a partir da diáspora e no encontro com os povos originários, que constituem saber precioso para tempos de acolhimento e resistência.

A live é uma homenagem aos festejos da cultura popular de maio de 2020.

Live através das mídias:  YouTube/Instagram/Facebook


29/05 - Sexta- feira

19h – Representação de trechos do espetáculo “Os olhos moles de Pagu”. Bate papo em seguida com participação especial de Juliana Motta - psicanalista, membro da AMP/EBP-MG e coordenadora da Residência Multi Saúde Mental da FHEMIG – Multiáreas.

A atriz, jornalista e gestora cultural Ana Gusmão apresenta trechos do espetáculo “Os olhos moles de Pagu”, escrito e dirigido por Kalluh Araújo. A apresentação é um recorte do espetáculo, que será apresentado nos Centros de Convivência da Política de Saúde Mental de BH, através do Fundo Municipal de Incentivo à Cultura, onde a depressão, o isolamento, a dificuldade de diálogo e o não lugar dentro de um sistema repressor são referenciados de forma poética e sincera. O sofrimento da não compreensão, por ser uma mulher muito à frente do seu tempo, desconstrói a imagem da anti-heroína através das cartas escritas para o seu filho com Oswald de Andrade, Rudá. A representação busca trazer atenção à pauta da luta antimanicomial e dos direitos das pessoas portadoras de sofrimento mental, a partir da arte.

Live através das mídias: YouTube/Instagram/Facebook


30/05 - Sábado

17h – Show Julia Tizumba (MG) - Música 

Júlia Tizumba é atriz, cantora, compositora, instrumentista e integrante do Coletivo Negras Autoras. Nesta apresentação, acompanhada pelo músico Belisario Tonsich, apresenta composições próprias e um apanhado de canções da Música Popular Brasileira que fazem parte do repertório de seus quinze anos de carreira.

Live através das mídias: YouTube/Instagram/Facebook

 

31/05- Domingo

17h – Bate Papo com Roberta Martinelli (SP) e Evandro Fióti (SP) - Música 

Roberta Martinelli é formada em teatro pela Célia Helena Centro de Artes e Educação e em Rádio e TV pela Fundação Armando Alvares Penteado. Em sua trajetória, no jornalismo musical, estão a TV Cultura, a Eldorado FM e o Caderno 2 do Estado de São Paulo. Em 2017, foi  ganhadora na categoria jornalista musical no Women's Music Event Awards by VEVO.

É recorrente ver o nome de Evandro Fióti relacionado a novos negócios na música e a ações impactantes no showbiz. Evandro é empresário artístico, músico, produtor e diretor artístico. Junto com seu irmão, Emicida, criou a gravadora e marca LAB Fantasma.

O bate papo vai abordar estratégias para o empreendedorismo na música em tempos de crise.

Live através das mídias: YouTube/Instagram/Facebook