Foto de Fabiano Lana
Foto: Fabiano Lana / Divulgação

Atrações do Circuito Municipal de Cultura marcam Dia Internacional da Mulher 2020

Em março, o Circuito Municipal de Cultura reforça a representatividade da figura feminina nas artes. Serão vários eventos envolvendo a temática. Tem a exposição "8M", de Isabella Leite, o espetáculo “Luta”, o projeto Lugar de Mulher, o lançamento do livro "Café", de dona Jacira, os shows do Fenda, do Coletivo Negras autoras e muito mais. Tudo de graça em vários lugares da cidade.

No dia 07 de março, a atriz Teuda Bara e o projeto Lugar de Mulher se apresentam no Espaço Cênico Yoshifumi Yagi/Teatro Raul Belém Machado. A artista do Grupo Galpão apresentará o espetáculo “Luta”, às 19h, montagem em que conta a história de sua vida. Já o projeto Lugar de mulher debaterá o papel delas na produção cultural.
De 8 a 31, o Teatro Francisco Nunes será ocupado pela exposição “8M”, de Isabella Leite, com fotografias feitas durante as manifestações ocorridas no dia 8 de março, entre 2015 e 2019. 

No Dia Internacional da Mulher, 8 de março, o Teatro Francisco Nunes receberá duas atrações. Dona Jacira, mãe do cantor Emicida, chega à Belo Horizonte para lançamento do livro “Café”. Na biografia, ela fala sobre sonhos, desilusões, desejos, identidade, território, justiça e medo. O evento está marcado para 17h e também contará com sessão de autógrafos. Logo em seguida, às 18h30, o grupo Fenda animará o público ao som de muito Hip Hop. Ele é formado por cinco mulheres de BH e chama a atenção para a presença do  feminino dentro do gênero musical.

A Praça Ernesto Che Guevara, no bairro Taquaril, também no dia 8, receberá o “Encontro Cultural Taquaril”. Evento realizado pelo coletivo Aliança Cultural Taquaril, apoiadores e parceiros, que contará com apresentações artísticas, shows de músicas, rua de lazer, dança, teatro. A festa por lá começa às 14h.

O protagonismo feminino será o tema central do encontro entre o Coletivo Negras Autoras e o projeto Lugar de Mulher, no Centro Cultural Vila Santa Rita, no dia 9 de março, às 20h. O pocket show do Coletivo Negras Autoras contará com a presença de Elisa de Sena, Manu Ranilla e Vi Coelho. Uma apresentação que mescla composições musicais e poemas. Em seguida, haverá bate-papo com o projeto Lugar de Mulher.

Por fim, uma das peças de teatro mais potentes de Minas chega à programação do Circuito em apresentação única no dia 19 de março, às 19, no Centro Cultural Jardim Guanabara. “Banho de Sol”, da Zula Cia. de Teatro, leva para a cena relatos de mulheres privadas de liberdade colhidos durante um ano de aulas de teatro em uma penitenciária de Belo Horizonte.

O Circuito Municipal de Cultura é uma realização da Prefeitura de Belo Horizonte, por meio da Secretaria Municipal de Cultura e da Fundação Municipal de Cultura, e do Centro de Intercâmbio e Referência Cultural (CIRC).