Foto: Ricardo Laf/FMC
Data: 11/12, Sábado
Horário: 11h às 16:30h
Local (Formato presencial): Centro de Referência da Cultura Popular e Tradicional Lagoa do Nado (R. Min. Hermenegildo de Barros, 904 - Itapoã)
Classificação: livre
Programação associada ao 11º Festival de Arte Negra de Belo Horizonte - FAN BH 2021.
A Exposição pretende apresentar os limites artificiais dos conceitos clássicos de “popular” e “erudito”, por meio do bailado Maracatu Chico Rei, mostrando que o tradicional lugar da cultura erudita reconhece e mostra toda a riqueza e beleza da cultura popular e que esta é sim, a história de todos nós, é nosso patrimônio, é nossa singularidade, é nossa beleza, com alegria e entusiasmo de sermos o que somos: uma nação. O Maracatu Chico Rei é um poema sinfônico e bailado para orquestra e coro, que tem como tema a lenda de um antigo rei africano que foi trazido para o Brasil. Essa importante obra marcou a história da música e da dança em nosso país.
* Todos os protocolos de segurança serão cumpridos. É obrigatório o uso de máscaras.
* Atividade realizada pela Diretoria de Promoção dos Direitos Culturais, por meio do Centro de Referência da Cultura Popular e Tradicional Lagoa do Nado.
Toda a programação do FAN BH 2021 é gratuita. O evento é realizado cumprindo todos os protocolos de combate à covid-19 vigentes em Belo Horizonte. O festival é uma realização da Prefeitura de Belo Horizonte, a partir da Secretaria Municipal de Cultura, Fundação Municipal de Cultura, em parceria com o Centro de Intercâmbio e Referência Cultural (CIRC).