O Ojá será realizado entre os dias 26 e 29 de outubro, no Parque Municipal. Nos dias 26 e 27, os afroempreendedores vão expor seus produtos. Com origem na palavra Yorubá, que significa “Mercado”, o Ojá é reconhecido como um espaço de movimentação da Economia Criativa no Festival de Arte Negra de Belo Horizonte, que promove a circulação de recursos, a realização de encontros e a troca de ideias e afetos. Também tem como objetivo destacar o trabalho de empreendedoras e empreendedores pretos de BH e Região Metropolitana, criando uma Rede de novos negócios e oportunidades.
Neste ano, o tema central do FAN BH 2023 é a Tríade Temporal, uma poderosa concepção que une o passado, presente e futuro. Este conceito norteia a construção do festival, atuando como uma ponte entre as tradições ancestrais e as visões futurísticas, tudo em busca de uma compreensão mais profunda do presente. O evento desempenha o papel de catalisador dessa interseção, provocando reflexões profundas sobre território, cultura e política.
A 12ª Edição do Festival de Arte Negra de Belo Horizonte, que acontecerá no Parque Municipal e outros espaços da PBH, é realizada pela Prefeitura de Belo Horizonte, por meio da Secretaria Municipal de Cultura e da Fundação Municipal de Cultura, em parceria com o Instituto Lumiar.