Um Cortejo multilinguagens abre a programação do Festival de Arte Negra de Belo Horizonte, o FAN BH 2023. A celebração traz os blocos: Tambolelê, Angola Janga, Reizado 13 de Maio e Bloco Afoxé Ilê Odara.
Serão três Cortejos Multilinguagens, iniciando de vários pontos do Centro da cidade e que irão se encontrar no Parque Municipal. Um deles será a Guarda de Congado Reizado 13 de Maio, que sairá do Largo do Rosário, em Lourdes (Rua da Bahia com Rua Timbiras). Da Praça 7 e da Praça da Estação sairão, respectivamente, os blocos afro do carnaval de Belo Horizonte Angola Janga e o Tambolelê. Todos os cortejos serão recepcionados pelo Bloco Afoxé Ilê Odara, um dos mais antigos da capital mineira.
Neste ano, o tema central do FAN BH 2023 é a Tríade Temporal, uma poderosa concepção que une o passado, presente e futuro. Este conceito norteia a construção do festival, atuando como uma ponte entre as tradições ancestrais e as visões futurísticas, tudo em busca de uma compreensão mais profunda do presente. O evento desempenha o papel de catalisador dessa interseção, provocando reflexões profundas sobre território, cultura e política.
A 12ª Edição do Festival de Arte Negra de Belo Horizonte, que acontecerá no Parque Municipal e outros espaços da PBH, é realizada pela Prefeitura de Belo Horizonte, por meio da Secretaria Municipal de Cultura e da Fundação Municipal de Cultura, em parceria com o Instituto Lumiar.