PARTICIPANTES/ARTISTA: Grupo CONGADAR e Teresa Cristina
SINOPSE: A banda mineira Congadar e a cantora Teresa Cristina se encontram em uma intervenção cênica que une música, ancestralidade e celebração. A proposta articula tambores, vozes e teatralidade para afirmar a potência das tradições negras e sua presença nos palcos contemporâneos.
LOCAL: Teatro Francisco Nunes
CLASSIFICAÇÃO: Livre
MINI BIOS:

TERESA CRISTINA
Teresa Cristina é cantora, compositora e sambista carioca nascida em Bonsucesso e criada na Vila da Penha. Sua vida artística começou em 1997, quando fez um show em homenagem a Candeia, que considera como o início de sua trajetória. Logo em seguida, estreava com o grupo Semente, no Bar Semente, da Lapa. Foram cinco anos de shows que tiveram como registro um álbum duplo com composições de Paulinho da Viola, ídolo e uma das principais referências de Teresa. Entre 2002 e 2015, Teresa lançou nove álbuns, participou de outros sete trabalhos e homenageou grandes sambistas. Durante a pandemia, Teresa marca seu nome na história da resistência cultural brasileira atual. Por meio de suas lives diárias no Instagram, a cantora levou música, história, cultura, alento e alegria, além de homenagens a grandes nomes da música brasileira, para milhares de pessoas. Em 2023, Teresa Cristina estreou o show "Teresinha", projeto em que canta músicas de Maria Bethânia em uma apresentação no Vivo Rio, e o "Pagode, Preta", em que canta hits do pagode dos anos 80 e 90 com uma banda de mulheres negras que eletrizou o Circo Voador. Ambos os projetos foram sucessos de público e crítica e vão rodar o país.
CONGADAR
Formada em Sete Lagoas (MG), a Congadar une a força dos tambores do congado à energia do rock e das sonoridades brasileiras, criando uma linguagem musical única que celebra a ancestralidade e a cultura afro-mineira. Com três álbuns e um EP lançados, o grupo reafirma sua identidade por meio da mistura entre tradição e modernidade, abordando temas como resistência, fé e transformação. A banda é formada por Carlos Saúva, Filipe Eltão, Wesley Pelé, Bruno Batista, Giuliano Fernandes, Marcão Avellar e Sérgio DT. O grupo vem se apresentando em importantes palcos e festivais do país, como Virada Cultural de BH, Festival Timbre, Forró da Lua Cheia, TUM Festival e SIM São Paulo.